terça-feira, 30 de maio de 2017

Após acordo, votação da reforma trabalhista é transferida para terça

Acordo feito entre senadores governistas e de oposição transferiu a votação do texto da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos para a próxima terça-feira (6). O acordo, costurado entre o senador Paulo Paim (PT-RS) e senadores governistas, prevê que hoje (30) seja feita apenas a discussão da proposta no colegiado.

Saiba mais:

Para dar celeridade à tramitação da proposta, a expectativa é de que o Senado mantenha o mesmo texto aprovado pela Câmara dos Deputados, já que qualquer mudança de mérito obrigaria o retorno do texto à análise dos deputados.

O relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) rejeita todas as quase 200 emendas apresentadas por senadores. O parlamentar rechaça, em seu relatório, as críticas de que o texto retira direito dos trabalhadores.


Antes de ir à votação no plenário do Senado – o que a base aliada do governo espera que aconteça até o dia 15 de junho – a proposta que trata da reforma trabalhista ainda precisa passar pelas comissões de assuntos Sociais, onde Ricardo Ferraço também é relator, e pela Comissão de Constituição e Justiça, cujo relator é Romero Jucá (PMDB-RR).


14:55  Encerrada a discussão: Relator não faz mudanças no texto da reforma trabalhista e propõe vetos

Em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) hoje (30) no Senado, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), relator da reforma trabalhista (PLC 38/2017), propôs que seis pontos do texto sejam vetados pelo presidente da República, Michel Temer.

13:49  Em plenário da Comissão está quase vazio, senadores continuam usando espaço para fala

Maioria dos senadores presentes é da oposição e criticam a proposta de reforma
trabalhista. No momento, Regina Sousa (PT-PI) usa espaço de fala

12:35  Senadores da oposição criticam falta derrubada de emendas em relatório

Depois de Viana, Vanessa Grazziotin (PCdo B- AM) e Paulo Paim (PT-RS) também pedem que emendas sejam analisadas. Na leitura do relatório, Ferraço derrubou todas as propostas de senadores. 

12:09  Jorge Viana (PT-AC) faz críticas à manutenção de texto da reforma

Em seu tempo de fala, senador critica fato do texto aprovado no Senado não ter modificações. 

12:04  Oposição questiona trecho do relatório que fala de "acordo" entre congressistas e governo

Senadora Vanessa Grazziotin (PCdo B- AM) pede que trecho seja retirado do relatório. Pedido é negado. Antes, Romero Jucá (PMDB-RR) disse que ajustes no texto devem ser feitos por Medida Provisória
  
11:56  Ferraço termina "resumo" do relatório de projeto

Após o fim da fala do relator, senadores começam a falar na Comissão de Assuntos Econômicos. 

11:45  Após acordo, votação da reforma trabalhista é transferida para terça-feira

10:52  Ferraço faz "resumo" de relatório

O presidente da CAE, Tasso Jereissati (PSDB-CE), recua e passa a palavra ao relator para que ele faça um resumo do relatório aos membro da CAE

10:48  Ferraço rejeita todas as emendas apresentadas no projeto

Apesar do acordo fechado entre governo e oposição para que avotação da reforma trabalhista na CAE seja só na semana que vem, senadores petistas cobram a leitura do relatório de Ricardo Ferraço, que já havia sido dado como lido pelo presidente da comissão na última sessão. 

10:43 Senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) faz a análise de emendas apresentadas ao PLC 38/2017 desde o último dia 23.

10:38  Relatório será discutido apenas na semana que vem

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo, anuncia que o relatório seja apenas discutido na semana que vem. O senador Paulo Paim (PT-RS), conformou o acordo e disse que hoje a discussão na CAE será feita sem pressa.

10:34  Gleisi pede que ata seja aprovada no final da Sessão

Romero Jucá (PMDB - RR) discorda de senadora do PT. Ele argumenta que pode não ter quórum ao final da sessão. Senadores discutem proposição e Jucá concorda com oposição. "Vamos dar um voto de confiança", diz

10:31  Questão de ordem é negada
O presidente da CAE, Tasso Jereissati (PSDB-CE) indeferiu questão de ordem da senadora Vanessa Grazziotin (PCdo B- AM). 

10:30  Reforma Trabalhista volta a ser analisada após confusão na última semana

Na última terça-feira (23) a reunião da comissão foi marcada por empurrões e agressões verbais entre senadores. O presidente da CAE disse que foi confrontado por senadores de opoisção com “dedos em riste” e que o microfone da presidência foi arrancado da mesa.

Segundo ele, os senadores que se opunham à leitura do relatório agiram de “maneira agressiva”, inclusive incitando manifestantes que acompanhavam a sessão dentro do plenário. Tasso disse ainda que “temeu pela sua segurança física” e precisou se abrigar na sala da secretaria da comissão.

10:29  Oposição pede análise de questões de ordem da última sessão

Senadores de oposição cobram resposta para questões de ordem apresentadas ainda na semana passada para que a reunião possa avançar. As questões de ordem foram apresentadas pelas senadoras Vanessa Grazzition (PCdo B- AM) e Gleisi Hoffmann (PT-PR)

10:19  Sessão na Comissão de Assuntos Econômicos é iniciada


Governistas pedem que relatório do senador Ricardo Ferraço seja analisado. Expectativa é que se encerre a discussão hoje e se vote na semana que vem. 

Um comentário:

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook