segunda-feira, 17 de abril de 2017

"Derrotaremos qualquer tipo de ataque", diz vice dos EUA sobre Coreia do Norte


O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou nesta segunda-feira (17) em Seul que a Coreia do Norte "faria bem não testando a determinação" de Donald Trump e lembrou que Washington ordenou ataques recentemente na Síria e no Afeganistão. As informações são da Agência EFE.

Leia também:

"Derrotaremos qualquer tipo de ataque e enfrentaremos qualquer provocação nuclear ou de mísseis com uma resposta surpreendente", disse Pence após se reunir hoje em Seul com o presidente em exercício sul-coreano, Hwang Kyo-anh, no segundo dia de sua visita ao país asiático.

A viagem do número dois do Governo dos EUA à Coreia do Sul acontece em um momento de tensão com a Coreia do Norte, após um novo teste de lançamento de um míssil realizado na véspera pelo regime de Kim Jong-un.

Pence destacou que a "era da paciência estratégica" de Washington com Pyongyang acabou com a chegada de Trump à Casa Branca e lembrou que no último ano o regime norte-coreano realizou dois testes nucleares ilegais e vários lançamentos de mísseis.

"Queremos chegar [a uma solução para a atual crise] por meios pacíficos. Ainda assim, todas as opções estão sobre a mesa", advertiu o vice-presidente americano em referência à via militar.

"Todas as futuras decisões sobre as políticas em relação ao Norte serão tomadas com uma estreita cooperação e com base em nossa aliança", disse na mesma linha o presidente interino sul-coreano.

Horas antes de Pence aterrissar em solo sul-coreano, a Coreia do Norte tentou lançar, sem sucesso, um míssil balístico que explodiu após ser disparado.

2 comentários:

  1. Apesar da Coreia do Norte comportar-se desse modo provocador há anos, não podemos descartar de que o mundo encontra-se hoje mais próximo de sua primeira guerra nuclear em que dois países lutariam entre si usando bombas atômicas.

    A questão é que essas armas em uso podem causar uma destruição em massa com impactos sobre vidas humanas e o meio ambiente, o que importaria numa devastação sem limites onde dificilmente haveria um vencedor. A única exceção seria impedir que os mísseis que vierem a ser lançados pela Coréia do Norte não cheguem ao seu alvo sendo destruídos próximos à origem ou em sua trajetória.

    Entretanto, a resposta dos EUA a um eventual ataque da Coréia do Norte poderá ser com o uso de armas atômicas. Trump certamente tentaria destruir o adversário com o máximo de rapidez possível para evitar outra oportunidade de ataque do ditador.

    A meu ver, é difícil que um missel lançado pela Coréia do Norte acerte os EUA, porém o grande problema nisso tudo é que, se os EUA precisarem acabar com o inimigo, vão explodir várias bombas atômicas de uma vez e não sabemos qual será a potência dessas bombas nem tão pouco qual a carga de veneno radioativo que se espalhará pela Ásia podendo atingir a Coréia do Sul, a China, o Japão e até uma parte da Rússia. E, por sua vez, como a China e a Rússia procederiam, se fossem acidentalmente afetados, também complica mais ainda.

    Sendo assim, torço para que tudo não passe de blefes e que o mundo consiga, pela via do diálogo, desarmar a Coréia do Norte. Pois também, se nada for feito, amanhã esse ditador fabricará armas cada vez mais perigosas e poderá fazer uso delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu caro RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ.

      Perfeita a sua ilustração sobre o tema. Coaduno dessa mesma visão. A guerra nunca foi e jamais será a solução para os problemas do mundo.

      Agradeço sua visita e participação

      Fraternal abraço.

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook