terça-feira, 3 de novembro de 2015

Combate e prevenção da hanseníase

A hanseníase também conhecida como "lepra" ou "doença de hansen" é uma infecção causada pela bactéria denominada mycobacterium leprae, que lesa principalmente os nervos periféricos diminuindo a sensibilidade da pele, a membrana mucosa do nariz, os testículos e os olhos. Como a capacidade de detectar o toque, a dor, o calor e o frio diminuem, as pessoas infectadas podem queimar-se, cortar-se ou ferir-se sem perceber.

  
Como confirmar o diagnóstico?

O diagnóstico é confirmado pelo médico através do exame clínico, baseado nos sinais e sintomas detectados na observação de toda pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos braços e pernas.


Transmissão da hanseníase

A transmissão e o contágio da hanseníase podem ocorrer através:

Do solo contaminado, percevejos, mosquitos.

De uma pessoa para outra. A pessoa que apresenta a forma infectante (multibacilar-mb), estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses e espirros), 


Sinais e sintomas da hanseníase

Os sinais e os sintomas iniciais podem ser:

Erupção cutânea formada por uma ou várias áreas esbranquiçadas e planas e sem sensibilidade, ou pequenos nódulos ou erupções cutâneas elevadas com tamanho e forma variados, acompanhada de perda de pelos corpóreos, incluindo as sobrancelhas e cílios.


Outros sintomas podem ser:

  • Lesão de nervos periféricos,
  • Fraqueza muscular,
  • Lesões na planta dos pés,
  • Lesão das vias nasais,
  • Lesão dos olhos pode causar cegueira,
  • Impotência e
  • Esterilidade, pois a infecção pode reduzir tanto a quantidade de testosterona quanto a quantidade de espermatozoides produzidos pelos testículos.


Os sintomas iniciais manifestam-se entre o 1º e o 7º ano após a infecção, ou muitos anos mais tarde, dependendo da resposta imune do indivíduo. Familiares e pessoas próximas a um doente também devem procurar unidade básica de saúde para avaliação, quando foi diagnosticado um caso de hanseníase na família.


Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito!



O caminho para a cura é a informação!

Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook