terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Avaliação do governo Dilma antes e depois dos manifestos de 2013


Por Dag Vulpi
Os números que registram o desempenho do governo da presidenta Dilma Rousseff tem apresentado uma grande oscilação desde o evento dos manifestos populares de junho de 2013.

O alto índice de aprovação, e principalmente sua sustentação, conforme os números apresentados pelos órgãos oficiais de pesquisa nos primeiros anos da gestão Dilma, chamaram a atenção positiva da grande maioria dos analistas políticos, até pelo fato de esta ser a terceira gestão consecutiva do PT frente ao comando nacional, destes, dois mandatos foram do ex-presidente Lula e o primeiro mandato da presidenta Dilma.

A mudança no cenário que até então era completamente positivo para a gestão do PT teve uma reviravolta a partir dos manifestos populares de junho passado, movimento que começou com uma pressão para rever o reajuste das passagens dos ônibus urbanos e do metrô em São Paulo e se espalhou como um rastilho de pólvora por todo o país. Após estes eventos as avaliações positivas da presidenta e os números apresentados pelas pesquisas oficiais sucumbiram, e não se sustentaram no mesmo patamar diante da pressão que vinha das ruas.

No gráfico apresentado abaixo está à evolução dos números no desempenho da presidenta Dilma Rousseff. Para simplificar o entendimento da leitura do gráfico apresentarei somente os critérios de aprovação e avaliação negativa apurados nas pesquisas, e o período compreendido é de junho de 2013, mês dos manifestos até hoje 18/02/2014.


Como se pode observar, os números da avaliação que mede o desempenho positivo do governo do PT sofreram consequências diretas vindas dos manifestos populares, despencando dos 54,2% de aprovação em junho, para 31,3% em julho, uma queda de 22,9% em apenas um mês.

Quando tudo parecia conspirar contra o governo petista a tendência de queda de sua popularidade foi interrompida, e a motivação para isso foi a reviravolta que o movimento popular que havia tomado as ruas sofreria. A perda de autenticidade do manifesto, e sua consequente reprovação pela sociedade se fez graças à equivocada introdução do grupo blacks blocs, que transformou o manifesto popular e pacifico de antes, num evento dominado pela força do vandalismo.   

Em setembro os números da aprovação do governo já mostravam o quanto a participação dos blacks blocs havia interferido nos seus resultados, passando dos 31,3% de julho para 38,1% em setembro, um crescimento considerável de 6,8% em apenas dois meses. Os números de aprovação do governo não voltaram aos patamares de antes das manifestações, mas ainda assim continuaram evoluindo positivamente até janeiro, voltando a cair somente neste mês de fevereiro.

Logo entraremos na fase aguda do processo eleitoral, e este é um ano ainda mais atípico que os muitos anos atípicos vividos por esta República, não somente pelo fato da coincidência de, além de eleições, também ser ano de copa do mundo, afinal de contas copas do mundo sempre acontecem de quatro em quatro anos em algum lugar deste planeta. Mas desta vez a copa será aqui no Brasil, e todos os candidatos tentarão de alguma forma tirar proveito do evento, seja se promovendo graças ao clima de oba-oba que certamente tomará conta dos quatro cantos deste país no caso de um possível sucesso da seleção canarinho, seja por seu fracasso, onde, candidatos tentarão aproveitarem-se da mesma forma do clima de chororo.

Há ainda os que não pretendem aguardar os resultados finais da copa. Não pretendem correr o “risco” de o Brasil ser campeão e verem os louros sendo colhidos por seus opositores. Estes não estão medindo esforços para tentar promover um fracasso antecipado, afinal, seria impossível o Brasil ser campeão de uma copa que não aconteceu. Nos seus entendimentos a não realização da copa certamente lhes renderá dividendos políticos, e para conseguirem estes dividendos vale tudo, até dedo no olho. Seus adeptos já estão mobilizados nas redes sociais vendendo a ideia do quanto pior melhor.

Eu ficarei de camarote aguardando os resultados, primeiro o da copa, e como bom brasileiro torcerei fanaticamente para a seleção brasileira ser campeã do mundo pela sexta vez, depois aguardarei o resultado das urnas, e, sendo igualmente um bom brasileiro torço para que vença aquele que será melhor para o Brasil e consequentemente para todos os brasileiros.

Link: http://goo.gl/0cRKdn

5 comentários:

  1. E vai ser campeã, com protesto ou sem protesto....pois já foi comprada! A releição com "sucesso" da DilmANTA, depende deste evento, mas pelo o andar da carruagem, a descida da rampa já esta selada, principalmente se o Maduro apodrecer.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre uma visão racional do cenário político, econômico e social do país. No entanto meu amigo permita-me seguir uma outra linha de comportamento. Estou me lixando para a dúvida se teremos ou não a Copa realizada. O que mais me aflige e não quero que aconteça ao meu povo é a realização das eleições de 2014 dando mais tempo aos vagabundos instalados nos poderes da República. Tem que mudar e tem que mudar agora, tudo. Então só existe um caminho, acabar com a farra.

    ResponderExcluir
  3. Dagmar e Paulo. Para arregimentar eleitores e votos, é fácil deduzir que os políticos se utilizarão do resultado do Brasil na copa, seja positivo ou não. Para os esclarecidos tanto faz se realize a copa porque separamos esporte da política, aliás, o que TODOS deveríamos fazer, mas já que se gastou o que se gastou, que se comentou o que se comentou e, pior, desviou o que desviaram de dinheiro, então que se realize a copa e que o povo apenas SEPARE a paixão do futebol pelo nojo da política, pois que assim não o fizer estará se deixando manipular.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito Amigos Paulo Carneiro e Carlos Roberto Silva. Paulo, as mudanças são necessárias, e normalmente surtem efeito à curto prazo, com o passar do tempo os que hoje parecem serem a salvação da lavoura passam a ser apenas mais um entre tantos dos que lá estiveram e não deixaram saudades. Lembra daquele PT de antes de conseguir chegar ao poder? Pois é, a exemplo das criticas que ele recebe dos seus opositores hoje, era ele o critico dos que antes estavam no poder. E assim continuara sendo enquanto não ocorrerem mudanças radicais neste nosso sistema político, somente uma verdadeira reforma política PODERIA amenizar essa (desculpem-me) putaria que se tornou a política brasileira. Carlos, sempre existiu e dificilmente deixarão de existir políticos oportunistas. Eles conseguem tirar proveito político de todas as situações, seja nas alegrias ou na tristeza de seus pobres eleitores, e não será diferente desta vez, o Brasil sendo ou não campeão, ou ainda, havendo ou não copa, a politicada encontrará uma forma para colher seus dividendos políticos . Fraterno abraço

    ResponderExcluir
  5. Meio difícil acreditar em dados estatísticos vindos de jornais controlados pelo Partidos dos Trabalhadores. Será que não dá para perceber que tais manifestações não vieram do nada, mais sim, foram orquestradas por este partido através de seus movimentos sociais, como por exemplo o Movimento Passe Livre, que de maneira nenhuma é pacífico. Em todos os jornais era dito sempre a mesma balela "um protesto que começou pacífico e terminou violento" e nenhum desses protestos terminou pacífico. Os black bocks são treinados por esse partido, são parte do plano para causar um caos sócial no Brasil para se instaurar um governo totalitário aos moldes da antiga URSS. O PT quer o poder total e aos poucos está conseguindo sem parte da população perceber isso. Eles perceberam que não necessitavam entrar em luta armada para alcançar tal feito, bastavam seguir as regras contidas no livro do italiano Antoni Gramsci.

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook