terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Saques na Argentina


Blog Dag Vulpi - Depois de as autoridades confirmarem a morte de um manifestante na madrugada de ontem na região de Entre Ríos, governada por um aliado da presidente Cristina Kirchner, o governador da Província de Buenos Aires, Daniel Scioli — cotado para disputar a Casa Rosada pela corrente kirchnerista, em 2015 —, interrompeu uma viagem ao Brasil para anunciar um aumento no soldo dos policiais. Com os agentes em greve, a onda de saques iniciada na semana passada em Córdoba se estendeu para as províncias de Catamarca, San Juan, Río Negro, Chubut, Neuquén, Santa Fé e La Rioja. Desde o início dos distúrbios, foram registradas três mortes.

Scioli anunciou o reajuste do salário inicial na polícia bonaerense para 8.570 pesos, mas o gesto foi de início rechaçado pela categoria. “Se em outras províncias conseguiram mais de 10 mil (pesos), por que vamos nos contentar com migalhas?”, gritou um dos policiais que se manifestavam diante da sede do governo provincial, em La Plata. “Que vão embora todos os ladrões!”, emendou o coro dos grevistas. O governador de Córdoba, onde ocorreram as duas primeiras mortes, já conseguiu um acordo com os agentes, mas a concessão feita estimulou a repetição dos protestos em outras províncias.

Ao menos inicialmente, o governador de Buenos Aires deu a entender que não se dispõe a negociar com os policiais um valor mais elevado. “Esta é uma decisão, não uma oferta”, afirmou Scioli à imprensa, depois de afirmar que mais de 90% do efetivo está trabalhando normalmente e exigir que a situação de ordem pública seja normalizada. “São grupos minoritários”, disse, referindo-se aos grevistas. “Obviamente, todos querem melhoras, mas em primeiro lugar é preciso garantir a ordem. Sou uma pessoa compreensiva e muito paciente, mas tudo tem limite.”

A crise nas polícias projetou sombras sobre as comemorações na Casa Rosada pelos 30 anos da redemocratização. O chefe de Gabinete de Cristina Kirchner, Jorge Capitanich, relacionou os distúrbios à data. “Não é mero acaso que pretendam abalar as bases de nossa legitimidade democrática neste momento”, disse à imprensa. “São ações deliberadas daqueles que semeiam o caos.”


Correio Brasiliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook