A partir desta quinta-feira (21), 800 policiais militares que trabalham a pé, a cavalo ou em motocicletas vão contar com telefones celulares para combater a violência. Por meio dos telefones, a ficha completa da pessoa abordada pelo policial aparecerá na tela do celular. Ao digitar o nome completo do cidadão, dados como endereço, ficha policial, filiação, estatura e até a fotografia aparecem no smartphone.
De acordo com o governador Renato Casagrande, os telefones serão ferramentas importantes no combate a criminalidade. “Para que possamos reduzir a criminalidade e os homicídios é fundamental que sejam contratados policiais e que seja feito investimentos em tecnologia. Estamos dando à Polícia Militar a chance de estar interligados, conectados a nossa base de dados. Isso dá mais agilidade à polícia e com isso iremos reduzir a impunidade”, destaca.
Os telefones irão complementar o serviço das viaturas, que já possuem computadores de bordo. Para o secretário Estadual de Segurança Pública, André Garcia, o uso do celular como ferramenta de combate à criminalidade será um diferencial da polícia. “O mesmo banco de dados que a viatura consulta, agora será acessado pelo policial que está de bicicleta ou à pé. Ao mesmo tempo, nós vamos supervisionar o trabalho porque o policial à pé passa a ser mapeado pelo Ciodes e pelos supervisores”diz.
Com relação ao policiamento no Bairro da Penha, o André Garcia secretário disse que o policiamento na Região foi reforçada e o serviço de inteligência da polícia está mapeando ações de traficantes que ainda estão no local. Em um ano, 150 armas de fogo foram recolhidas no bairro.
O governador enfatizou que, nos últimos três anos, o número de homicídios no Espírito Santo reduziu em 20%. O resultado, segundo ele, é fruto da ampliação do número de policiais, além de investimentos em tecnologia. “Ter bons policiais e em quantidade adequada é um passo importante para reduzir a violência. E o Estado vai dar sequência a esses investimentos tanto em pessoa quanto em tecnologia e equipamentos”, afirma.
Na solenidade de entrega dos celulares à Polícia Militar, o governo do Estado também fez a entrega de 70 novas viaturas e 16 motocicletas para a Polícia Civil. O investimento é de R$ 4,46 milhões. Nos próximos meses, o número de celulares smartphones com policiais será ampliado para 1500.
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi