segunda-feira, 2 de julho de 2012

Missão da OEA avalia situação no Paraguai após queda de Lugo


Representantes da Missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) reuniram-se hoje (2) com o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo e seus colaboradores jurídicos. Durante o encontro, Lugo e seus colaboradores enfatizaram que houve um golpe político no processo que levou à destituição do presidente, há pouco mais de uma semana.
Segundo um dos assessores jurídicos do ex-presidente, Adolfo Ferreiro, foi dado um parecer aos membros da missão da OEA sobre o julgamento político que sofreu Lugo. “Ratificamos que o ex-presidente não foi submetido a um julgamento político, mas a uma jogada política”, disse Ferreiro.
A missão da OEA é encabeçada pelo secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, e chegou ao Paraguai no domingo (1º). A organização mandar representantes ao Paraguai para avaliar a crise política que se iniciou com o impeachment de Lugo e a acensão ao poder do vice-presidente Federico Franco.
Na segunda semana deste mês, Insulza apresentará um relatório ao Conselho Permanente da OEA, formado por representantes de 35 nações. Com base na avaliação, a organização deverá se posicionar sobre a situação no Paraguai.
O Paraguai foi suspenso temporariamente do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) até que realize as eleições presidenciais previstas para o próximo ano.
Por Roberta Lopes* Repórter da Agência Brasil
* Com informações da IP Paraguay, agência pública de notícias do Paraguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook