quarta-feira, 30 de maio de 2012

SER VEREADOR É UM GRANDE NEGÓCIO





As câmaras municipais tornaram-se o receptor, com raras exceções, dos que são atraídos pela fortuna e atrativos financeiros à disposição dos eleitos. O mandato de vereador de uns anos para cá, transformou-se em um negocio altamente lucrativo, com investimentos de milhões em campanha para a conquista do mandato, ou, na visão desses, do ponto. Hoje, a preocupação primordial da maioria não são os problemas do município, e sim, como distribuir a “cota” financeira excessiva disponível. Às vezes não fazem bem feito e terminam denunciados nos jornais e telejornais, aliás, uma rotina.

Não podemos continuar a ver as mazelas acontecerem e limitar nossa revolta em adjetivar o efeito e não atacar frontalmente a causa. Eles roubam o futuro de brasileiros que ainda vão nascer. Se tiradas as vantagens e facilidades, ou “assaltos” com cobertura legal, naturalmente só ficarão os vocacionados para a atividade política.

O vereador não é superior nem inferior aos alunos, professores e servidores da educação publica do município ou a qualquer outro munícipe.
Não pode ser “sócio cotista” do município. Não pode se apropriar, com mil artifícios, de recursos da sua comunidade em detrimento do bem estar de quem ele representa. O vereador tem uma atividade de alta relevância pública e sua principal recompensa deve ser a honra pelo exercício dela.




Vou confessar uma crise que tem tomado boa parte de minhas reflexões políticas, o Vereador. As cidades precisam de vereadores que cumpram de fato suas funções, atualmente poucos as cumprem e se interessam por assuntos relevantes que busquem soluções concretas para os inúmeros problemas da população, a grande maioria dos eleitores, votam pensando que vereador é um enviado de “Deus” para dar-lhes esmola, como garantir-lhes remédios, pagar contas de água ou luz vencidas, e quem sabe até lhe dar um empreguinho em qualquer espaço da própria Câmara, da Prefeitura ou autarquias. E sem nenhuma vontade de alterar este quadro de ignorância da população, o ignorante vereador, faz seus joguinhos da pior maneira possível dentro de um espaço arquitetônico que deveria funcionar como uma casa de leis. São capazes de vender sua alma ao diabo a troco de banana para esconder atos sujos de administradores mercenários, já que sua função seria supervisionar. O Vereador corrupto são pragas difíceis de serem exterminadas, mas espero que nas próximas eleições deixemos de fora a "NATA" do que é ruim! 


“Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar" (Abraham Lincoln)



“Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.”
(F Nietzsche



 “Uma vida sem o pensar é possível, mas ela fracassa em fazer a sua própria essência - Uma vida sem pensamento não é apenas sem sentido, ela não é totalmente viva. Homens que não pensam são como sonâmbulos”. (HannaArendt)

2 comentários:

  1. Muitos edis viraram velhos coronéis com currais eleitorais, geralmente amamentados pelos serv iços públicos, com interesses da chamada
    iniciativa privada. O que precisa é de uma fiscalização rigorosa, e,
    em última instância, uma reforma que introduza o finamciamento público
    com lista fechada, para valorizar os partidos.

    ResponderExcluir
  2. Câmaras municipais são desnecessárias. Conselhos formados por sindicatos, movimento popular e outros, além de ser mais legítima a representação, vereador não representa nada hoje, só o que você postou, ambição, negócios, etc, conselhos são mais democráticos, participação popular efetiva.

    Laerte Henrique Fortes Braga

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook