quinta-feira, 24 de maio de 2012

Não pagar imposto poderá deixar de ser crime

Juristas sugerem punição somente para quem frauda para deixar de pagar.
Proposta para Código Penal ainda vai ser analisado por Senado e Câmara.
A Comissão de Juristas formada para elaborar proposta de um novo Código Penal aprovou, nesta quinta-feira (24), a previsão de que o não pagamento de tributos até o valor de R$ 20 mil deixe de ser enquadrado como crime. Pelo anteprojeto, que ainda será objeto de análise do Senado e da Câmara, será penalizado apenas quem praticar fraudes com a intenção de pagar menos ou se eximir de impostos ou contribuições sociais.
Atualmente, são puníveis com 2 a 5 anos de prisão, além de pagar multa, ambas as situações. A fraude diferencia-se do não pagamento quando envolve, por exemplo, omissão de informação ou declaração falsa à Receita e falsificação de nota fiscal, entre outras práticas para burlar o fisco.

Pela proposta, a mesma pena deixaria de ser aplicada para quem simplesmente deixar de recolher, dentro do prazo, os valores de tributo devido até o limite de R$ 20 mil. Nesses casos, a punição vai se limitar à esfera cível, como o pagamento de multas. O tempo de prisão para a fraude na proposta do novo Código Penal não foi alterado.


Caução
Durante as discussões da comissão, os juristas também aprovaram dispositivo que extingue o processo penal caso a pessoa deposite em juízo o valor devido, o chamado depósito caução. A atual legislação só permite a extinção da punibilidade quando o sonegador paga o que foi devido antes do oferecimento da denúncia pelo Ministério Público.


No novo projeto, o pagamento poderá ser realizado a qualquer momento da ação penal, desde que o processo não tenha terminado definitivamente, o chamado trânsito em julgado.
A intenção dos juristas que elaboram o anteprojeto de novo Código Penal é estimular o pagamento das dívidas tributárias. Para o relator do anteprojeto, Luiz Carlos Gonçalves, contrário à proposta vencedora, somente pessoas com recursos financeiros poderão se valer dessa ferramenta.

"Se você é rico e sonegador, fique tranquilo; não haverá ação penal contra você. O que a comissão acabou de fazer, na prática, foi a descriminalização da sonegação de impostos. Acabou o crime tributário no Brasil", desabafou o relator.

A expectativa do relator do anteprojeto é que a comissão apresente o novo Código Penal ao Senado até o dia 25 de junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook