segunda-feira, 23 de abril de 2012

BALANCÊ - POLITICA CAPIXABA 23 04 2012

Casagrande destaca importância do ensino técnico ao inaugurar IFES

Blog Dag Vulpi - O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, na manhã desta segunda-feira (23), a solenidade de entrega das instalações do campus Vila Velha, no bairro Soteco, com a participação do governador Renato Casagrande e do vice-governador Givaldo Vieira. 


O governador destacou que o Ifes, com esta nova unidade, passou de seis unidades existentes para quase 20 campi, contando com os dois campi da nova expansão. 


O governador falou ainda que com o fim iminente do Fundap, as diretrizes do Governo são os investimentos em infraestrutura e em educação, para gerar oportunidades. 

“Agora temos um Ifes em uma importante cidade, como Vila Velha, fruto de parcerias entre Governo Federal, Município e Estado, e chegaremos em breve a 20 unidades instaladas em todo o Espírito Santo. Este investimento reflete a nossa preocupação, os nossos esforços para ampliar o acesso ao ensino tecnológico, fundamental à expansão do desenvolvimento no nosso Estado”, disse Casagrande.   

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Senador tem esperança de aprovar transição para o Fundap

Blog Dag Vulpi - O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) apresenta Emenda nesta terça (24) na sessão do plenário criando um período de transição de quatro anos (até 2016) para que Estados como SC, ES e GO tenham tempo para se adequar à aplicação da alíquota única de 4% do ICMS sobre os produtos importados. 

O substitutivo ao Projeto de Resolução 72/2010 prevê a entrada em vigor do imposto já em janeiro de 2013. 

A emenda do senador catarinense escalona a alíquota até 2016, com a seguinte graduação: 10% no exercício de 2013; 8% em 2014; 6% em 2015, e só atingir em 2016 os 4% aprovados na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. 

Luiz Henrique acredita que "a flexibilização gradual e decrescente da alíquota nas operações interestaduais e intermunicipais do ICMS sobre importados causará menos impacto na economia dos Estados afetados". 

Ele explicou que sua intenção é evitar o colapso dos portos brasileiros e o consequente aumento do desemprego. 

E advertiu que se persistir a aprovação abrupta do projeto também na sessão do Senado, a medida provocará “inevitável e intransponível desequilíbrio” nas receitas de Estados portuários - com consequências  imprevisíveis para o Palácio do Planalto. 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ex-líder do PT na Câmara deverá ser indicado relator da CPMI do Cachoeira

Blog Dag Vulpi  - O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), deve definir amanhã o nome do relator da CMPI do Ca choeira, que vai investigar a relação de políticos, agentes públicos e privados com o contraventor Carlinhos Cachoeira. 

O nome mais cotado para relatoria é do ex-líder do PT na Câmara, Paulo Teixiera (SP). Mas existem outros nomes como Cândido Vacarreza e Carlos Zarattini, ambos paulistas. Tatto deve definir hoje. 

O PMDB já anunciou que o senador Vital do Rego (PB) presidirá a CPMI. Tatto descartou a possibilidade de indicar para a Comissão parlamentares que tenham a pretensão de disputar as eleições deste ano. 

Com isso, a indicação de Iriny Lopes, única deputada do PT do ES ficou descartada. Ela vai concorrer a PMV. 

O PSB foi o único partido que já indicou seus representantes: o deputado Paulo Foletto (ES), que será titular e o deputado Glauber Braga (RJ), que será suplente. 

A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), presidente interina do Congresso, abre amanhã uma sessão às 19h30 com o objetivo de designar os integrantes da Comissão. 

A CPMI do Cachoeira terá 15 deputados e 15 senadores, com igual número de suplentes. Os trabalhos devem durar até 180 dias, podendo prorrogar o prazo para a conclusão da investigação. 


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"ES tem três vezes mais presos do que a média nacional"


BRASÍLIA - O deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL) fez um alerta pelo grande número de presos no ES, três vezes maior do que a média nacional. 



Hoje, o estado capixaba tem cerca de 3 milhões de habitantes e 12 mil presos. A média nacional é de mil a 1,5 mil presos para cada um milhão de habitantes. O estado hoje possui 8 mil presos a mais do que o esperado. 


Para o deputado, a situação do estado deve ser estudada. De acordo com levantamento feito pelo parlamentar, o ES é o terceiro estado com situação mais preocupante do país, só fica atrás do Acre e Rondônia, estados que fazem fronteira com Bolívia e Peru. 

\"Já estive com o governador Renato Casagrande e a situação do ES me chamou atenção, gostaria de estudar os motivos que levaram para a atual situação carcerária do estado. Sabemos que o problema do Acre e Rondônia deve-se a fronteira. Lá os presos são na enorme maioria das vezes por tráfico e não por uso. O fenômeno do ES está fora dos padrões nacionais, o estado era para ter 4 mil presos, 12 mil é muito acima do aceitável\", disse o deputado.  


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17 de abril, o dia em que o ES perdeu o Fundap


BRASÍLIA  - Quase 14 mil acessos num só dia, 17 de abril, o dia em que o ES perdeu o Fundap, um fundo de incentivo as importações que gerava uma receita/ano para o Estado de R$ 1 bilhão. 



O Espírito Santo vai ficar sem essa receita - a partir de janeiro de 2013 - e a consequência será 50 mil empregos a menos, gerados pela cadeia fundapeana. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook