Sabrina Craide
da Agência Brasil
A operadora de
telefonia Vivo vai mudar a forma de cobrança da internet pelo celular para
clientes de pacotes pré-pagos a partir do mês que vem. Quando o pacote de dados
contratado pelo cliente acabar, ele terá que pagar um valor adicional para
continuar navegando na internet. Atualmente, quando a franquia chega ao fim, a
velocidade de navegação é reduzida, mas o usuário não tem que pagar a mais. A
mudança vale a partir do dia 6 de novembro, inicialmente para os clientes do
Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, mas poderá ser estendida para outras
regiões nos próximos meses.
A Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou hoje (21) que irá pedir
esclarecimentos às prestadoras de telefonia celular sobre possíveis alterações
na forma de cobrança da internet móvel. Segundo a agência, as regras do setor
permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças, mas
o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de
Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de serviços e
ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência
mínima de 30 dias.