segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Consciência Política



Parte fundamental do exercício da cidadania refere-se à Consciência Política. Esta deve ser moldada no indivíduo desde sua infância, propiciando uma boa formação de caráter no seio familiar e que será desenvolvida ao longo da vida para ser multiplicada com a sociedade. Ou seja, educação e cidadania são interdependentes e a Consciência Política é fruto dessa relação.

Infelizmente, nem toda sociedade desfruta de educação mínima e adequada. Como acontece no Brasil, há muitas debilidades no sistema educacional que causam prejuízos de longa duração, pois afetam várias gerações. Para que ocorra uma educação cidadã é preciso existir um projeto político efetivamente democrático que valorize a participação dos cidadãos nas decisões e no cumprimento das leis impostas à determinada sociedade. Além disso, o simples repasse de conhecimento e informação não é suficiente para uma educação cidadã. É preciso despertar o envolvimento cognitivo e afetivo do indivíduo, fazendo-o sentir que a educação o propicia consciência para entender e modificar as realidades de seu meio. O desenvolvimento da visão crítica nos jovens é fundamental para a incorporação de valores democráticos e para a participação política significativa. Não é nenhum mistério que o nível de desigualdade e de problemas de um país está associado ao nível de educação e cultura de seu povo.

Para a solidificação da consciência política de um país é preciso que seus indivíduos sejam cidadãos conscientes de seus direitos civis e políticos e em sua implicância para um futuro melhor. Normalmente atribui-se ao voto o poder de transformação, porém sua repercussão é muito pequena e muito demorada. Para que haja uma sociedade mais igualitária, é preciso haver envolvimento com as questões políticas e sociais não apenas em época de eleições. Eis a razão de uma educação de qualidade, que faça o jovem crescer consciente de sua função social.

O caso brasileiro, em específico, nos alerta para a imediata necessidade de um novo plano de futuro para o país. Frente ao quadro de estagnação política e social que nos encontramos, muito em função de um sistema público educacional extremamente debilitado, faz-se urgente a revisão de conceitos como cidadania e voto. Este só se apresenta a cada dois anos e não é suficiente para atender as demandas do país. Já a cidadania está abalada pela péssima qualidade da educação e pela fraca Consciência Política. Para além desses problemas apontados, ainda seria possível apontar muitos outros que comprometem igualmente o futuro do país.

A consciência política é, ao mesmo tempo, alvo e razão de uma sociedade mais justa e igualitária e que anseia dias melhores para sua população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook