sábado, 18 de outubro de 2014

Ex-diretor da Petrobras inclui tucano entre os que receberam propina

Costa citou o nome do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, que morreu
há 7 meses. Corrupção na estatal motiva investigação também nos EUA.

 

Num depoimento ao Ministério Público, o ex-diretor Paulo Roberto Costa citou o nome do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, que morreu este ano, entre políticos que receberam dinheiro desviado da Petrobras. As denúncias de corrupção na empresa passaram a ser investigadas, também, nos Estados Unidos.

Ao todo, 28 advogados e analistas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e da SEC, órgão americano que cuida do mercado de ações, estão investigando a corrupção na Petrobras.

A informação está num relatório da Arko Advice, consultoria de mercado financeiro. Como toda empresa que tem ações em bolsas americanas, a Petrobras tem que seguir regras de governança, transparência e ética. A lei anticorrupção proíbe o suborno em empresas estrangeiras que vendam ações no país, mesmo que a propina aconteça fora dos Estados Unidos.



Nesta sexta-feira (17) novas denúncias envolvendo a Petrobras foram publicadas. Pela primeira vez, o PSDB é citado em um esquema de pagamento de propina envolvendo o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra.

O jornal “Folha de S.Paulo” afirmou que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa revelou pagamento de propina a Sérgio Guerra, ex-presidente do PSDB. O dinheiro seria para que ele ajudasse a esvaziar uma CPI criada para investigar a Petrobras em 2009.

De acordo com a reportagem, o fim da CPI era de interesse de empresas que prestavam serviços a Petrobras e viram seus negócios ameaçados pelas investigações.

A CPI funcionou de julho a dezembro de 2009. Dos 11 integrantes, o PSDB tinha dois: Álvaro Dias, do Paraná, e Sérgio Guerra, de Pernambuco, que morreu em março deste ano. Um dos alvos da comissão: irregularidades nas obras na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

O jornal “O Estado de S. Paulo” informou que Sérgio Guerra procurou Paulo Roberto Costa e cobrou R$ 10 milhões para que a CPI fosse encerrada. E que Paulo Roberto disse que o dinheiro seria usado nas campanhas do PSDB de 2010.

Segundo a reportagem, o delator confirmou que os R$ 10 milhões foram pagos depois que a CPI acabou sem punições, em dezembro de 2009. Um mês antes, a oposição se retirou da CPI alegando que o governo estava impedindo as investigações.

O dinheiro teria sido pago pela construtora Queiroz Galvão, que faz parte do consórcio responsável por uma das etapas da refinaria Abreu e Lima.

Sérgio Guerra estava acompanhado do deputado Eduardo da Fonte, do Partido Progressista de Pernambuco, a quem Paulo Roberto chamou de operador, de acordo com a reportagem. Guerra teria sugerido ao deputado Eduardo da Fonte que tivesse uma conversa com Armando Ramos Trípodi, na época chefe de gabinete de Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras.

O senador Álvaro Dias disse que não sabia do suposto pagamento de propina a Sérgio Guerra. “É evidente que eu não sabia. Se eu soubesse, denunciaria. Hoje eu não posso julgá-lo, não posso condená-lo, e muito menos absolver. Não me cabe fazer isso. Mas o que eu posso dizer é que se isso ocorreu não alterou os procedimentos. As providências que nós adotamos não foram comprometidas por esse fato, se é que ele existiu”, disse.

O Partido dos Trabalhadores, o Partido Progressista e o PMDB já tinham sido citados por Paulo Roberto Costa em um outro depoimento não sigiloso à Justiça. Segundo Paulo Roberto, um esquema de cartel e pagamento de propina funcionou dentro da Petrobras entre 2006 e 2012, nos governos Lula e Dilma.

O PSDB declarou que defende a investigação de todas as denúncias com o mesmo rigor, independentemente dos partidos dos envolvidos e dos cargos que ocupem.

A Petrobras não se manifestou sobre a denúncia de pagamento de propina para encerrar a CPI.

O órgão americano que cuida do mercado de ações também não quis se manifestar.

O deputado Eduardo da Fonte declarou que está à disposição das autoridades, mas que não vai se pronunciar sobre informações não oficiais.

Armando Ramos Trípodi afirmou que jamais teve qualquer contato com Sérgio Guerra ou com o deputado Eduardo da Fonte e que nunca tratou com Paulo Roberto Costa de qualquer assunto que não fosse relativo à gestão da Petrobras.

O ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli não quis comentar a reportagem.

A Queiroz Galvão declarou que desconhece o teor do depoimento de Paulo Roberto Costa e negou as acusações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook