sábado, 24 de novembro de 2012

Doação de Sangues: necessidade é grande, mas falta conscientização das pessoas


geral geral  hemoes dayana souza 2 Doação de Sangues: necessidade é grande, mas falta conscientização das pessoasDomingo, dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, porém, faltam doadores aos bancos de sangues no Espírito santo. Muitas pessoas ainda têm medo de doar, preocupados com contaminação ou desconhecimento. Ao longo da próxima semana serão realizadas ações para conscientizar a sociedade da importância da doação.
Segundo a assistente social do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), Rosemeri Esclauzero, seria necessária uma média de 150 doadores por dia para manter os bancos de sangues com uma capacidade suficiente para atender a quantidade de pacientes. Porém, o cenário atual é de cerca de 80 doadores por dia. Ela dia que cerca de 30% das pessoas que se dispõe em doar não passam pelo processo de triagem.
“Esta semana estamos reforçando e conscientizando as pessoas para que elas possam vir doar sangues, a fim de reforçarmos nossos bancos. Há uma necessidade maior nos feriados quando costumam acontecer mais acidentes, e mais pessoas precisam receber uma doação. Alertamos que o doador não corre nenhum risco de contaminação quanto às agulhas utilizadas, e que contamos com técnicos altamente capacitados para atender o doador. Todo o sangue coletado no Hemoes é destinado aos hospitais estaduais e filantrópicos para atenderem casos de urgência”, explicou Rosemeri.
“Não há tipo de sangue do qual haja mais carência, pois os vários tipos são necessários, eles precisam estar disponíveis para o socorro urgente quando alguém precisar. Também não existe uma quantidade, uma vez que isso varia conforme o hospital, que atende acidentados e outros tipos de pacientes que podem necessitar de grande quantidade. Infelizmente nem sempre as pessoas estão conscientizadas de que devem doar sangue regularmente, antes mesmo que alguém precise, pois no momento da necessidade imperiosa pode não haver tempo para obter sangue e garantir sua qualidade. Há que lembrar que o sangue é como um paraquedas, ele precisa estar disponível no momento certo, pois em caso contrário o paciente não precisará dele uma segunda vez”, explicou o Médico Hematologista Thales Gouveia Limeira.
geral geral  hemoes marco antonio hemoes dayana souza Doação de Sangues: necessidade é grande, mas falta conscientização das pessoas
Marcos Antônio é doador e fica feliz em poder ajudar
“Estou doando pela terceira vez e nunca tive restrição na hora de doar, é um gesto de solidariedade a quem precisa, é simples, rápido e não doe nada. As pessoas deveriam ter mais consciência em doar, por que um simples gesto como este pode salvar vidas”, comentou o doador Dayvsson Roberto da Silva Santos.
 “Já doei várias vezes e gosto muito de poder ajudar os outros, tem muitas pessoas que hoje tem a necessidade de receber uma doação, lembro sempre que um dia pode ser eu quem precise, por isso digo a todos que puderem doar que ajude a repor os bancos de sangues, para que assim outras vidas possam ser salvas”, ressaltou o doador Marcos Antônio Assis.
Ações
O Criobanco, Medicina e Terapia Celular, que fica localizado no hospital Santa Rita em Vitória, realizará uma semana de atividades especiais para celebrar, entre os dias 26 a 30 deste mês, a Semana Nacional do Doador. Durante a semana ocorrerá várias ações para os voluntários que forem realizar o processo de coleta. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue, e promover um ambiente descontraído, onde o voluntário será presenteado com uma camisa em homenagem a ação e receberá um lanche diferenciado. As ações acontecem entre os dias 26 a 30, de 7h ás 17h no Criobanco, dentro do hospital Santa Rita.
Quem pode doar?
Para doar sangue é preciso ter e estar com boa saúde, ter entre 16 e 67 anos de idade, sendo que menores de 18 anos serão necessária autorização do responsável legal, e acima de 61 anos, a pessoa deve ter feito sua primeira doação até 60 anos. Pesar mais de 50 kg, dormir bem na noite anterior, e se for pela manhã, alimentar-se bem. Após o almoço, é preciso um intervalo de três horas. O candidato deve levar documento original e com foto, fazer um cadastro e passar por triagem clínica onde serão feitos vários exames para avaliar o sangue.
Após a doação é preciso manter o curativo por quatro horas, evitar fumar nas primeiras duas horas, evitar bebidas alcoólicas, esforços exagerados e tomar bastante líquido. Homens podem doar até quatro vezes por ano (a cada 90 dias) ou intervalo mínimo de 60 dias se houver necessidade de doação para reposição. Mulheres podem doar até três vezes por ano (a cada 120 dias) ou com intervalo mínimo de 90 dias havendo necessidade de reposição.
Quem não pode doar?
geral geral  hemoes dayana souza 3 Doação de Sangues: necessidade é grande, mas falta conscientização das pessoasPessoas grávidas nos três meses após o parto ou no primeiro ano de amamentação. Pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, que teve malária ou doença de chagas, que tem doença sexualmente transmissível (DST) ou parceiro infectado, tem comportamento de risco para DST, compartilha seringas para o uso de drogas, e foi submetido a exames invasivos, como endoscopia ou feito tatuagem nos últimos seis meses.
Locais para doação de sangue:
Hemoes Vitória, Av. Marechal Campos, 1,468, Maruípe, Vitória – telefone: (27) 3636-7900. Coletas de segunda a sábado, de 7h ás 18h.
Hemoes Serra, Av. Eudes Scherrer de Souza, Laranjeiras, Serra – telefone: (27) 3338-7373. Coleta de segunda a sexta, de 7h ás 16h30.
Hemoes Colatina, R. Cassiano Castelo, Centro, Colatina – telefone: (27) 3177-7932. Coleta de segunda a sexta, de 7h ás 12h30.
Hemoes São Mateus, Av. Othovarino Duarte Santos, Pq. Washington, São Mateus – telefone: (27) 3767-4135. Coleta de segunda a sexta, de 7h ás 12h30.
Hemoes Linhares, Av. João Felipe Calmon, Centro, Linhares – telefone: (27) 3171-4361. Coleta de segunda a sexta, de 7h ás 12h30.
Criobanco, Av. Marechal Campos, Maruípe, Vitória, anexo ao Hospital Santa Rita – telefone: (27) 3089-6000. Coleta de segunda a sábado de 7h ás 17h.
(ESHOJE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook