sábado, 29 de setembro de 2012

TRE-ES conclui primeira etapa de preparação de urnas


capixaba politica  zonas TRE ES conclui primeira etapa de preparação de urnasA Justiça Eleitoral do Espírito Santo concluiu nesta sexta-feira (28), com sucesso, a primeira e principal etapa de preparação das urnas que serão utilizadas nas eleições 2012, que é chamada de inseminação. A informação é do secretário de tecnologia da informação do TRE-ES, Danilo Marchiori, que percorreu várias Zonas Eleitoral esta semana, acompanhando de perto esse importante trabalho.
Os 58 Cartórios Eleitorais do Estado já inseriram nas urnas eletrônicas a base de dados dos eleitores e candidatos, que disputam as eleições deste ano. Ao todo, foram inseminadas 7.703 urnas, que é o número de seções eleitorais do Estado. Além dessas, o TRE-ES também preparou 1.172 urnas, que ficarão na reserva, mas prontas para serem usadas em caso de necessidade.
A segunda etapa de preparação das urnas acontece na segunda-feira, dia 1º de outubro, quando todos os equipamentos serão ligados e testados. Essa é chamada cerimônia de conferência visual. A Justiça Eleitoral quer certificar-se de que todas as informações estão corretas e se não há nenhum problema técnico com os equipamentos.
No dia 5, os cartórios irão cumprir a terceira etapa de preparação das urnas, chamada de cerimônia complementar. No dia 6 de outubro, véspera da eleição, as urnas serão entregues nas seções eleitorais e todas elas serão ligadas e testadas no próprio local de votação.
Seções para deficientes
O TRE registrou em sua base dados 3.964 eleitores com algum tipo de deficiência, portanto, necessitam votar em seções de fácil acesso. Esse número corresponde a 0,15% do eleitorado do Espírito Santo.
Para atender a essa demanda registrada na base de dados da Justiça Eleitoral do Estado, o TRE-ES planejou, em todo o Estado, 419 seções especiais para receber esses eleitores, que foram até aos Cartórios Eleitorais declarar que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida.
Todas as urnas eletrônicas possuem o código braille em suas teclas, então, o deficiente visual, que não prestou a informação a Justiça Eleitoral, poderá votar tranquilamente na sua seção. Este ano, todas as urnas também terão saída para fone de ouvido, o que poderá auxiliar aquele eleitor com algum problema visual e que não sabe ler em código braille.
Os eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, mas que não prestaram essa informação para a Justiça Eleitoral, poderão recorrer aos presidentes das seções eleitorais, que estão instruídos a preencher um formulário com esses dados, para que o problema não volte a ocorrer nas eleições de 2014.
Em todo o Estado do Espírito Santo, estarão funcionando no dia 7 de outubro, 1.690 locais de votação e um total de 7.703 seções eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook