sábado, 29 de setembro de 2012

Mutirão da Infância e Juventude antecipa julgamento de processos previstos para 2013


justica  IMG 00061 Mutirão da Infância e Juventude antecipa julgamento de processos previstos para 2013Na sexta-feira (28), a Vara da Infância e Juventude de Cariacica realizou um mutirão de audiências visando adiantar as pautas até março de 2013. Em sete mesas de audiência, o trabalho estima examinar pelo menos 84 processos.
O mutirão foi uma proposta da juíza Fabrícia Gonçalves Calhau Novaveretti (foto). “Nosso objetivo é atender à demanda de atos infracionais cometidos por adolescentes, que variam entre casos como tráfico de drogas, furto e lesão corporal”, explicou a magistrada. Segundo ela, o serviço foi disponibilizado com o intuito de acelerar o processo e facilitar a vida dos julgados, pois a pauta de 2013 está sobrecarregada.
“Aplicar essa medida é uma ferramenta muito importante, pois, antecipando as audiências, estaremos estimulando os jovens julgados a não infringir a lei novamente, além de reduzir o número de casos a serem julgados”, afirma a defensora pública Penha Maria de Sá Fernandes.
Os jovens atendidos afirmam ter recebido um tratamento eficaz e sem muita espera. “Achei bom o atendimento, gostei de adiantar meu caso para me ver livre logo”, disse o estudante Renan Xavier da Silva, 18, que responde por desacato à autoridade – seu caso seria avaliado só em fevereiro de 2013.  O mecânico automotivo, Paulo Henrique Gonçalves de Oliveira, 24, responsável pelo menor julgado por furto sem posse de arma, também diz estar satisfeito.
A Vara da Infância e Juventude está lidando com todos os casos, com exceção de homicídio.  Priorizam o atendimento a adolescentes soltos, pois a demanda por casos de presidiários é muito forte, diz o promotor da Justiça Fernando Lira.“Estamos trabalhando com agilização e efetividade da justiça”, completa. Caso o projeto seja bem sucedido, outros serão realizados nos meses subsequentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook