domingo, 8 de julho de 2012

AVEIRO - Portugal

Feira das Velharias 


A Feira das Velharias toma conta de Aveiro, sendo possível adquirir os mais variados tipos de objetos que, atualmente, já não se encontram nos estabelecimentos comerciais.
Assim, os selos, os livros, os discos em vinil, os candeeiros, os móveis, os têxteis, entre outros, apresentam-se a todos os aveirenses no centro da cidade.


Esta Feira realiza-se em Aveiro todos os 4ºs. Domingos de cada mês. Merece uma visita!




O castelo de Santa Maria da Feira



O castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais notáveis monumentos portugueses quanto à forma como espelha a diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séc. XI e XVI e que o torna peça única da arquitectura militar portuguesa.
· Do antigo castro romano, e depois fortaleza ampliada na época da reconquista cristã, restam dele hoje, apenas o 1º piso da “Torre de Menagem”.
D. Sancho I, deixou-o, por testamento, a suas filhas. - Mais tarde (1300) foi incluído no património da Rainha Santa Isabel.
No séc. XV (1448) o Rei D. Afonso V entregou-o a Fernão Pereira com a incumbência de o fazer restaurar. Data desta época a imagem arquitetónica essencial que ele hoje apresenta.



Feira de Março Aveiro
Em 1434 efectuou-se nos dias de 5 e 6 de Maio a primeira feira Franca de Aveiro, desde então foi realizado anualmente e que ainda hoje se mantém com a designação de Feira de Março.
A Feira de Março começou na zona da beira mar aveirense, inicialmente junto ao Canal Central, depois no largo do Rossio e actualmente no Parque Municipal e de Feiras e Exposições. Este ano de 2001 vai ser a ultima vez que se realiza neste local da Vera Cruz, já que no próximo ano de 2002 será realizada no novo Parque de Feiras, em Vilar.
Nessa primeira feira franca havia de tudo o que era comum nesse tempo, faziam-se trocas comerciais. Mais tarde essa feira passou a realizar-se em Março, ficando a ser conhecida como Feira de Março.
Hoje em dia é um certame que já criou raízes na região e que espelha a sua riqueza económica, num casamento feliz com uma componente de animação e divertimentos mecânicos é uma feira profundamente marcada pela presença de barracas de madeira, com as já tradicionais bancas de alfaias agrícolas e utensílios para o lar, ao lado de artesanato africano, mantas de trapos, louças, bijuterias ou presuntos da serra. Dentro dos pavilhões, os expositores representam a força económica de toda a região. As mais variadas empresas fazem-se representar expondo produtos ou fornecendo informações sobre a sua actividade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook