segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ao fechar acordo às escondidas com o DEM, PMDB abriu mão de ter um dos favoritos em Vila Velha


A declaração do deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), mostrando indignação por não ter sido convidado para a reunião que selou o apoio do partido à candidatura do também deputado estadual Rodney Miranda (DEM) à prefeitura de Vila Velha, deixa transparecer a sua tendência de posicionamento no pleito. 
Hércules vai refletir e conversar com seu grupo político sobre o posicionamento que irá tomar na eleição. Mas a atitude do partido, fechando um acordo de gabinete no domingo (1), dois dias depois do lançamento da candidatura de Hércules a prefeito, na última sexta-feira (29), deixa o clima muito pesado para que o deputado suba no palanque do colega de plenário.

Nos meios políticos, a impressão é de que houve pressão do demista para garantir o apoio do PMDB a seu palanque. Tanto que a presença do presidente estadual do PMDB, Lelo Coimbra, na convenção de Rodney Miranda, na última segunda-feira (25), que até então apoiava a candidatura de Hércules, deixou transparecer o acordo que estava sendo fechado.
Lelo mudou o tom do discurso sobre a disputa em Vila Velha, ainda na semana passada. O deputado federal, que é ligado ao ex-governador Paulo Hartung, passou a defender o nome de Rodney e a exaltar o trabalho dele durante o governo passado, como secretário de Segurança.

A ideia é de que o PMDB vai caminhar com Rodney sem a companhia de Hércules, o que deixa o apoio sem substância. Queixando-se de que o partido o deixou de fora das discussões sobre os caminhos do partido em Vila Velha, Hércules afasta sua imagem tanto de Rodney, quanto do PMDB, e reforça a ideia de que ele poderá levar seu prestigio para a candidatura do PT, que tem à frente o vereador João Batista Babá. 
Hércules nunca escondeu sua predileção por uma aliança com o PT,  e como seu partido tomou uma decisão draconiana em relação ao seu posicionamento na eleição, ficaria livre para se movimentar, independentemente do posicionamento partidário. 

Para os meios políticos, a decisão do PMDB tem um reflexo muito grande na eleição, não porque fortalece Rodney, mas porque tira do pleito o favorito da disputa. Caso Hércules entrasse, complicaria muito a vida dos demais candidatos, devido ao seu prestígio político.
Já Rodney, que não tem familiaridade com o município, terá dificuldade em convencer o eleitor sobre a viabilidade de seu nome. Além disso, sua principal bandeira, a segurança, deverá ser bastante questionada por seus principais adversários, o prefeito Neucimar Fraga (PR), que disputa a reeleição, e o ex-prefeito Max Filho (PSDB), crítico ao governo Paulo Hartung.

Como Hércules não aceita um alinhamento nem com Neucimar, nem com Max Filho, e ficou sem clima para subir no palanque de Rodney, o deputado pode adotar a neutralidade no pleito, mas para os observados, a atitude do partido abre espaço para que ele possa se movimentar em favor de Babá, que ganharia musculatura com o apoio de Hércules. Via SD | Por Renata Oliveira | Foto capa: Gustavo Louzada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook