SE GOSTOU SIGA O BLOG

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ao fechar acordo às escondidas com o DEM, PMDB abriu mão de ter um dos favoritos em Vila Velha


A declaração do deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), mostrando indignação por não ter sido convidado para a reunião que selou o apoio do partido à candidatura do também deputado estadual Rodney Miranda (DEM) à prefeitura de Vila Velha, deixa transparecer a sua tendência de posicionamento no pleito. 
Hércules vai refletir e conversar com seu grupo político sobre o posicionamento que irá tomar na eleição. Mas a atitude do partido, fechando um acordo de gabinete no domingo (1), dois dias depois do lançamento da candidatura de Hércules a prefeito, na última sexta-feira (29), deixa o clima muito pesado para que o deputado suba no palanque do colega de plenário.

Nos meios políticos, a impressão é de que houve pressão do demista para garantir o apoio do PMDB a seu palanque. Tanto que a presença do presidente estadual do PMDB, Lelo Coimbra, na convenção de Rodney Miranda, na última segunda-feira (25), que até então apoiava a candidatura de Hércules, deixou transparecer o acordo que estava sendo fechado.
Lelo mudou o tom do discurso sobre a disputa em Vila Velha, ainda na semana passada. O deputado federal, que é ligado ao ex-governador Paulo Hartung, passou a defender o nome de Rodney e a exaltar o trabalho dele durante o governo passado, como secretário de Segurança.

A ideia é de que o PMDB vai caminhar com Rodney sem a companhia de Hércules, o que deixa o apoio sem substância. Queixando-se de que o partido o deixou de fora das discussões sobre os caminhos do partido em Vila Velha, Hércules afasta sua imagem tanto de Rodney, quanto do PMDB, e reforça a ideia de que ele poderá levar seu prestigio para a candidatura do PT, que tem à frente o vereador João Batista Babá. 
Hércules nunca escondeu sua predileção por uma aliança com o PT,  e como seu partido tomou uma decisão draconiana em relação ao seu posicionamento na eleição, ficaria livre para se movimentar, independentemente do posicionamento partidário. 

Para os meios políticos, a decisão do PMDB tem um reflexo muito grande na eleição, não porque fortalece Rodney, mas porque tira do pleito o favorito da disputa. Caso Hércules entrasse, complicaria muito a vida dos demais candidatos, devido ao seu prestígio político.
Já Rodney, que não tem familiaridade com o município, terá dificuldade em convencer o eleitor sobre a viabilidade de seu nome. Além disso, sua principal bandeira, a segurança, deverá ser bastante questionada por seus principais adversários, o prefeito Neucimar Fraga (PR), que disputa a reeleição, e o ex-prefeito Max Filho (PSDB), crítico ao governo Paulo Hartung.

Como Hércules não aceita um alinhamento nem com Neucimar, nem com Max Filho, e ficou sem clima para subir no palanque de Rodney, o deputado pode adotar a neutralidade no pleito, mas para os observados, a atitude do partido abre espaço para que ele possa se movimentar em favor de Babá, que ganharia musculatura com o apoio de Hércules. Via SD | Por Renata Oliveira | Foto capa: Gustavo Louzada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook