SE GOSTOU SIGA O BLOG

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vítima da geopolítica, Babá diz que mecanismo interfere nas eleições


Somente nesse domingo (24), após a feijoada de lançamento de sua candidatura a prefeito de Vila Velha, é que o petista João Batista Babá deve ter tido a certeza de que está de fato na disputa. Em entrevista publicada na edição desse sábado (23) de Século Diário, Babá admitiu que sofreu pressão de setores do partido – do vice-governador Givaldo Vieira e do presidente da sigla, José Roberto Dudé - que tentaram articular a retirada da candidatura própria do PT em nome de uma composição com o PR do atual prefeito Neucimar Fraga. 

“Essa tentativa de fato aconteceu. E não partiu só dos dois [Givaldo e Dudé]. Eu preferi encarar o seguinte: não adiantava ir de porta em porta sensibilizá-los para esse debate que estamos fazendo em Vila Velha. Nós decidimos primeiro convencer o militante do PT de Vila Velha”, sustentou o vereador. Ele disse que a sua candidatura foi legitimada graças ao movimento da militância, que participou do debate e saiu fortalecida desse processo. “Por isso, na hora de votar, ele [o militante] votou à unanimidade. Não havia ninguém com esse delegado de cabresto”, ressalta, referindo-se à sua pré-candidatura.
Embora a confirmação de sua candidatura não deixe de ser uma vitória, Babá afirmou que a geopolítica é uma ameaça à democracia. O candidato do PT disse que mesmo com a desistência do ex-governador Paulo Hartung de concorrer à prefeitura de Vitória, e o consequente fim da geopolítica que ele pretendia instalar a partir de sua candidatura, outras geopolíticas estão colocadas. “Existem outras geopolíticas, digamos, ‘meia-sola’, que vêm sendo engendradas pelo PT, PSB, PR, PMDB”. 

O candidato do PT alerta que a geopolítica não define apenas as alianças, ela também não deixa que o dinheiro da iniciativa privada chegue a determinadas campanha para isolar os candidatos. “Como o financiamento de campanha é privado, não é público, como você vai disputar? É desse jeito que a geopolítica faz sucumbir candidaturas. E é desse jeito que ela interfere na democracia, cerceando a participação. Ela interfere no resultado da eleição. Ao acabar com as possibilidades, ela torna a democracia capenga”, critica.
Babá chama atenção para o movimento dos partidos, porque é um dos candidatos que vêm sofrendo com a geopolítica. Embora o vereador tenha puxado os debates em torno da construção de uma terceira via em Vila Velha, que funcionasse como alternativa às candidaturas de Neucimar Fraga e Max Fillho (PSDB), Babá viu o seu projeto ruir com a intervenção das regionais do PSB e PMDB, que impediram o ex-prefeito Vasco Alves (PSB) e o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) de compor com a frente. “O PMDB não veio, só veio o Hércules. O PMDB já estava entregue dizendo que ia caminhar com o Neucimar. Já no PSB houve falta de unidade. Enquanto o PT vinha unido para a formação da terceira via, o PSB e PMDB não estavam unidos”, queixou-se. 

De concreto, por enquanto, Babá, que não quer o isolamento do PT em Vila Velha nesta eleição – como ocorreu em 2008 quando o deputado estadual Cláudio Vereza disputou e perdeu a prefeitura canela-verde –, garante que conta com o apoio do PTB. Inclusive ele admite que há uma proposta do partido de lançar o nome do ex-jogador de futebol Geovani Silva para vice. via SD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook