terça-feira, 29 de maio de 2012

BALANCE CAPIXABA 29/05/2012



BALANCE CAPIXABA 29/05/2012

Ferrous ganha autorização para construir e explorar terminal portuário
A autorização foi dada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários e tem validade de 25 anos, podendo ser renovada por mais 25. 

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ publicou, nesta segunda-feira (28), na seção 1 do Diário Oficial da União, autorização para a Ferrous construir e explorar Terminal Portuário de Uso Privativo (TUP) exclusivo em Presidente Kennedy (ES). O município fica a 159 quilômetros de Vitória. Atualmente, o Brasil tem 128 TUPs, 11 deles são exclusivos e 117 mistos. 

De acordo com o gerente de Planejamento e Operações da Ferrous, Martin Etchegoyen, a expectativa é que, na primeira fase, o terminal movimente 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. "No entanto, esse número pode crescer para 50 milhões de toneladas anuais", apontou Etchegoyen. 

Conforme o representante da Ferrous, a construção do terminal deve gerar entre 3.500 a quatro mil empregos. Segundo Etchegoyen, ainda não há uma data certa para a entrega da obra, mas a previsão é de que o terminal, que deve ter uma retroárea de 3,47 milhões de metros quadrados, fique pronto em quatro anos.
A autorização tem validade de 25 anos e pode ser renovada por mais 25 anos.

▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼
▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲

PSDB vai procurar todos partidos para fortalecer Luiz Paulo, menos PT e PPS


Presidente regional do PSDB, o deputado federal César Colnago, disse hoje que o partido vai procurar todas as legendas do ES - menos PT e PPS - para fortalecer a candidatura do ex-deputado Luiz Paulo. 

O tucano é ex-prefeito e lidera a corrida sucessória na capital, segundo pesquisas. Com o anúncio, ontem, do ex-governador Paulo Hartung, de não disputar, melhora a situação tucana. 

Colnago acredita que devido a proximidade com os tucanos, Hartung deve subir no palanque de Luiz Paulo: "Temos identidade com o ex-governador", afirmou Colnago, que foi secretário de Agricultura do ex-governador. 

O dirigente tucano disse ainda que vai procurar todas as siglas locais, como PMDB, PSB, PDT, para tentar um consenso. Mas não vai procurar PT e PPS, pois ambos têm candidatos a prefeito definidos. 

"Nossa postura será de respeito às siglas que têm candidatos. E esperamos que o PMDB decida o que vai fazer", afirmou. 

▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼
▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲
Desistência de Hartung irrita presidente nacional do PMDB

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmou agora cedo, em entrevista exclusiva para a Agência Congresso, que não foi informado da decisão do ex-governador Paulo Hartung de desistir da disputa a prefeito de Vitória. 

"Não vou falar sobre esse assunto. Não fui comunicado. Da última vez que falei (no Fórum Nacional do PMDB) citei que haviam três candidatos, o Hartung, o senador Ferraço e o o deputado Lelo Coimbra. E isso deu muito problema. Você me desculpe", disse o senador ao repórter. 

Raupp demonstrou irritação com o fato, pois o PMDB contava com a "candidatura vitoriosa", de Hartung, como ele afirmou no II Fórum Nacional do partido, dia 21 de maio, quando disse que o partido espera lançar três mil candidatos nas eleições deste ano.  Fonte www.agenciacongresso.com.br

▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼
▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲


Recuo da candidatura de Paulo Hartung em Vitória põe fim à geopolítica no Estado
O recuo da candidatura do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) em Vitória retornou à normalidade não só o cenário político na Capital, mas também nos outros municípios em que se discutiam arranjos baseados na chamada geopolítica. A ideia era que o PT retirasse a candidatura da deputada federal Iriny Lopes em Vitória em favor de um palanque de consenso puxado por Hartung. Em contrapartida, o ex-governador apoiaria a eleição dos candidatos do PT em Cariacica, Cachoeiro, Colatina e na Serra. 

Essa troca política, porém, vinha sendo criticada por grande parte da militância do próprio PT, que defendia a manutenção da candidatura do partido à sucessão do prefeito de Vitória João Coser. Até porque, para alguns observadores, Hartung não teria condições de garantir sua parte no acordo.

Um exemplo disso é o cenário de Cariacica. O PT está em desvantagem na corrida pela sucessão do prefeito Helder Salomão, com a deputada Lúcia Dornellas. A ideia era fazer com que o favorito na disputa, o deputado Marcelo Santos (PMDB), desistisse da disputa para abrir caminho para o PT de Lúcia. O problema é que o peemdebista não estava disposto a aderir à geopolítica e tecia duras críticas ao PT pela tentativa de manobra. 

Sem a candidatura de Hartung, em Vitória, não há mais motivos para que o PMDB e PT costurem uma aliança nos demais municípios. Quem perde poder de influência a partir desse recuo de Hartung é o governador Renato Casagrande, que na semana passada apareceu no cenário defendendo o palanque de consenso de Hartung. Com o retorno do cenário eleitoral ao que era antes, o governador perde a capacidade de influir no cenário de Vitória.

Afinal, até o seu partido, o PSB, que tem candidatura própria na cidade, com o vereador Serjão Magalhães, sempre se posicionou contra o consenso em torno de uma única candidatura. 

Para os meios políticos, os últimos dois meses foram fundamentais para a decisão de Hartung em não disputar a eleição de Vitória. Denúncias de irregularidades em seu governo eram as armas da militância petista para não aderir à candidatura do ex-governador Paulo Hartung. Os militantes contrários ao palanque de consenso preparavam uma reação com a Nacional do PT.

A indignação da base do partido com a decisão que estava sendo costurada pela cúpula era grande. Os dirigentes do partido ligados à candidatura da deputada Iriny Lopes andavam muito preocupados com os possíveis estragos que as denúncias contra Hartung pudessem causar a imagem do partido no Estado. 

A militância pretendia uma reação ao recuo de Iriny, levando à cúpula do PT Nacional os riscos de assumir uma candidatura fragilizada como a de Hartung, que além de não garantir uma vitória absoluta, como alardeavam seus emissários, seria um palanque bastante atacado durante a campanha. 

Contra Hartung pesam as denúncias de irregularidades na compra de um terreno em Presidente Kennedy, no sul do Estado, durante o governo passado, que foi repassado à Ferrous com valor astronômico, além de suspeitas de irregularidades em incentivos fiscais a grandes empresas. Esses problemas serviriam de combustível para quem quisesse se opor ao palanque do ex-governador nas eleições e isso preocupava a militância do PT. 

A iminente ida do ex-governador Max Mauro (PTB) para a Assembleia também foi um golpe final nesse processo de risco eleitoral de Hartung. Com um mandato, o antigo desafeto teria visibilidade para disparar denúncias e críticas contra Hartung. Com um histórico político respeitado, Max Mauro tem legitimidade para criticar e poderia prejudicar muito a campanha do ex-governador Paulo Hartung.
Após recuo, ex-governador tende
a ficar neutro na eleição de Vitória
Como recuo do ex-governador Paulo Hartung (PMD) na disputa pela prefeitura de Vitória, o deputado estadual Luciano Pereira   (PPS) foi o primeiro a se apresentar como um nome a ser apoiado pelo ex-governador.

Aliado do peemedebista, Rezende chegou a ser cotado como possível candidato a vice em uma chapa hartunguete. Mas diante do cenário que se apresenta para a disputa, a tendência é de que o ex-governador adote uma postura de neutralidade na disputa. 

Nem mesmo o pré-candidato do PMDB, o deputado federal Lelo Coimbra teria condições de atrair Hartung para o seu palanque. Em desvantagem na corrida eleitoral, apostar na candidatura de Lelo seria arriscado para o ex-governador que tenta segurar o capital político em franca queda na Capital.

O posicionamento do ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), de manutenção da candidatura independentemente da decisão do ex-governador, também afasta Hartung do palanque tucano. Embora Luiz Paulo passe a figura como um dos mais competitivos para a eleição, ele terá uma dura disputa com o PT na eleição, um cenário também muito arriscado para que o ex-governador interfira.

Com o PT, o afastamento parece inevitável diante da celeuma criada dentro do partido com a tentativa da cúpula petista em retirar a candidatura de Iriny Lopes em favor de Hartung. A insistência de Iriny Lopes, aliás, é considerada um dos fatores fundamentais para a desistência de Hartung. Já que diante de muitas denúncias contra Hartung, a deputada era considerada a única pré-candidata capaz de ir para o embate com o ex-governador.

Quem reapareceu no cenário após a retirada da candidatura de Hartung foi o vereador de Vitória Max Da Mata (PSD), também aliado do ex-governador e que deve tentar agora se reposicionar no cenário. Mas devido ao adiantado das articulações, ele deve entra em desvantagem no processo eleitoral. 

Pequenos farão a diferença
A declaração do deputado estadual José Esmeraldo (PR), de que com a saída de Hartung da corrida eleitoral “todo mundo é   japonês”, faz coro nos meios políticos e com o equilíbrio das candidaturas do chamado primeiro batalhão, são justamente essas candidaturas com um peso menor, nesse momento da eleição, que podem definir o pleito. 

Esmeraldo por exemplo, apareceu nas últimas pesquisas com uma intenção de votos girando em torno de 6%. A tendência é que ele cresça na eleição e em um cenário de indefinição, pode desequilibrar para o lado do palanque em que subir, seja no primeiro ou no segundo turno. O mesmo vale para o vereador Serjão Magalhães (PSB), que também pode ganhar musculatura com início do processo eleitoral.
PSDB reúne em Brasília 100 candidatos a prefeito, inclusive de Vitória
O PSDB realiza nesta quarta-feira, em Brasília, o Encontro Nacional dos pré-candidatos a prefeito do partido nas 100 maiores cidades do país. Terá início às 9h, no Carlton Hotel. 

O objetivo é ampliar o debate sobre temas como discurso partidário, programas de governo, alianças e estratégias eleitorais. 

Além dos pré-candidatos, estão confirmadas as presenças do presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE) e lideranças do PSDB no Senado e na Câmara. 

O ex-deputado Luiz Paulo (foto), candidato do partido à prefeitura de Vitória, falará sobre sua experiência como prefeito por oito   anos da capital do ES. 

De acordo com o secretário-geral da legenda, deputado Rodrigo de Castro (MG), um ponto importante que é esse universo de cidades concentra grande parte da população brasileira. 

“O PSDB tem bons exemplos de gestão nos inúmeros municípios sob seu comando. Queremos trocar experiências e participar da trajetória dos pré-candidatos rumo às prefeituras”, ressaltou. 
De olho na intervenção, Câmara de Kennedy afasta Reginaldo Quinta por 180 dias
Depois de ser classificada como omissa em relação às fraudes em Presidente Kennedy no   pedido de intervenção feito pelo Ministério Público Estadual (MPES), a Câmara de Vereadores determinou o afastamento do prefeito preso Reginaldo Quinta (PTB) pelo prazo de 180 dias. Apontado como o chefe de quadrilha desbaratada na “Operação Lee Oswald”, Quinta não poderá retornar o cargo mesmo depois de solto. Com a medida, os vereadores querem afastar as alegações para a intervenção no município.

A decisão da suspensão das funções do prefeito foi publicada no Diário Oficial desta   terça-feira (29). No texto, o presidente da Câmara, vereador José Carlos Barreto de Araújo (PMN), aponta que a Lei Orgânica do município prevê o afastamento no caso de recebimento de denúncia do Tribunal de Justiça do Estado (TJES). “Considerando a taxatividade do normativo orgânico apontado, não deixando margem de interpretação outra a este poder”, justifica.

O prefeito preso é acusado de comandar o esquema de fraudes no município. Quinta responde a uma ação penal no Tribunal de Justiça pelo suposto recebimento de R$ 50 mil como propina de um contrato de shows no município. Durante a “Operação Lee Oswald”, as equipes da Polícia Federal apontaram a existência de, pelo menos, 21 contratos sob suspeição, que chegam a R$ 50 milhões.

Entretanto, a medida pode ser interpretada como uma das manobras do Legislativo para evitar a aprovação de uma intervenção estadual em Kennedy. O comando da prefeitura hoje está a cargo do vereador Jardecir Terra (PMDB), mais antigo da Câmara. No pedido sob apreciação do Pleno do TJES, o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes de Souza, aponta que os vereadores “nada fizeram para dirimir a situação de contaminação de ilicitudes”.

Em resposta às afirmações do chefe do MPES, o vereador Tércio Jordão Gomes (PSD), que assina a maior parte das denúncias que constam no inquérito policial da operação, criticou a “generalização” feita pelo Ministério Público e fez coro à defesa contra intervenção sob alegação de que o município recuperou estabilidade político-administrativa. O vereador também assina o ato de suspensão de Reginaldo Quinta como relator da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Durante a operação policial, foram 28 pessoas entre secretários e servidores municipais, além de empresários e pessoas acusadas de atuarem como laranjas nas fraudes. Além do prefeito afastado, permanecem presos o ex-procurador-geral do município, Constâncio Borges Brandão, e a sobrinha do prefeito, Geovana Quinta Costalonga, que ocupava três pastas na administração e estava sendo preparada para ser a sucessora política do tio.
Condenação de ex-prefeita mexe
no cenário eleitoral de Fundão
O cenário eleitoral em Fundão, região metropolitana de Vitória, que já estava confuso desde a Operação Tsunami – que desmontou a administração local com denúncias de fraudes –, fica pior com a condenação, em primeira instância, da ex-prefeita Maria Dulce (PMDB) por improbidade administrativa.

Depois dos problemas enfrentados pelos seus sucessores, Maria Dulce é um nome forte para a disputa deste ano, mas os problemas com a Justiça podem atrapalhar os planos da peemedebista. A condenação em primeira instância não tira a ex-prefeita do páreo, mas se houver uma condenação em segunda instancia, a prefeita pode ficar fora do pleito.

A Justiça acolheu a procedência das denúncias do Ministério Público Estadual e condenou a ex-prefeita por superfaturamento nos serviços de recarga de cartuchos de impressoras utilizadas pela prefeitura.

O início deste ano foi marcado por muitas movimentações políticas que mexeram criaram essa instabilidade com o eleitorado. A população está confusa sobre nomes que entraram e saíram de evidência num curto espaço de tempo do Executivo municipal, enquanto as demandas da cidade se acumulam. 

Anderson Pedroni Gorza (PC do B) ficou à frente da prefeitura por apenas  dois meses, após afastamento do prefeito Marcos Fernando Moraes (PDT), o Marquinhos. Ele também foi afastado por acusações de superfaturamento de obras realizadas no município. 

Hoje é o ex-presidente da Câmara municipal Claydson Pimentel Rodrigues (PSB) que comanda o município. Claydson e Adriano devem concorrer na eleição deste ano, mas o desgaste promovido pelos acontecimentos do último ano no município, criam incerteza sobre o desempenho dos nomes que passaram pela prefeitura e Câmara. 

Além de Maria Dulce, outra mulher também estaria dentre os nomes cotados para a disputa é Cercina Carreta, pelo PP. O PSD lançaria o candidato Gilmar Borges. Os vereadores Stefano Henrique Broseguini (PDT) e Carlos Augusto Souto Pimentel (PRB), o Neném Pimentel e Adriano Ramos (PMN)  também seriam opções para o pleito. 

O PT de Fundão realizou no último sábado (26), seu Encontro para Definição de Candidaturas e elegeu como pré-candidato a prefeito o o agente da Polícia Federal Robson Dalpra.
Manato reclama que indefinição de Hartung atrapalhou processo   eleitoral
O deputado federal Manato, possível pré-candidato do PDT à PMV, afirmou que a saída de Paulo Hartung das eleições deste ano foi positiva mas, a indefinição do ex-governador, que só anunciou ontem que não   vai concorrer, atrapalhou o processo eleitoral capixaba. 

"Para o processo em si eu gostei, porque o ex-governador tinha uma diferença muito grande em relação aos outros candidatos, pela sua experiência como governador. Com certeza a indefinição atrapalha porque você vê as articulações, os partidos que têm compromisso com o PMDB não abriram um diálogo, agora todo mundo abre um diálogo, fica mais claro", disse Manato.

Para o deputado, a saída de Hartung vai facilitar para a população decidir o melhor candidato para a prefeitura de Vitória, já que agora todos os candidatos fazem parte do Legislativo. 

"Agora todos os outros candidatos são do legislativo, são pessoas que além de dar para comparar programas de governo e o projeto, dá para comparar o mandato, vai ser um embate legal", disse o deputado. 

Em relação à definição do PDT do candidato que será apoiado pelo partido e pela coligação PDT/PR/PSC, Manato diz que a decisão será tomada após a realização de uma pesquisa de opinião entre ele e o deputado estadual José Esmeraldo, do PR.

"A coligação já discutiu os programas de governo. O meu projeto já está pronto. Nós vamos decidir se será eu o José Esmeraldo através de pesquisa no final do mês", disse o deputado.
CQC barrado na Câmara a pedido de deputado do PDT
O deputado federal Manato (PDT-ES) apresentou à Mesa Diretora da Câmara requerimento para impedir o acesso dos repórteres do programa CQC, da Band, na Casa. 

O pedido dele será votado semana que vem. De acordo com Manato, que é primeiro suplente da Mesa, o requerimento deve-se ao fato do programa não fornecer informações à população sobre os trabalhos do Congresso, e sim em "desmoralizar a imagem dos parlamentares". 

"Eu comungo com a liberdade de imprensa, acho que as pessoas têm que vir aqui e fazer as entrevistas. Eu não comungo com o que eles estão fazendo. Eles estão querendo desmoralizar o Congresso Nacional. O Senado já proibiu. Eles vêm aqui com perguntas induzidas", diz o deputado. 

Manato afirma que já foi entrevistado pelo programa mas, como acertou todas as perguntas feitas pelos repórteres, sua entrevista não foi veiculada. 
▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼
▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook