quinta-feira, 22 de março de 2012

Pré-candidatura de Lelo Coimbra em Vitória cria incômodo no grupo de Paulo Hartung

Foto capa: Gustavo Louzada/Arquivo SD


Renata Oliveira do Século Diário

O deputado federal Lelo Coimbra, presidente regional do PMDB, assina o livro de pré-candidatura a prefeito de Vitória nesta sexta-feira (23), mas a definição do deputado não é uma decisão pacificada dentro do partido, nem por parte dos históricos e nem dentro do grupo do ex-governador Paulo Hartung. Já começa a transpirar no mercado político a insatisfação do ex-governador com a movimentação do deputado.
Lelo coloca a pré-candidatura diante da ocupação dos espaços políticos dos últimos dias pelas demais forças políticas interessadas no cargo. Como o ex-governador Paulo Hartung, principal quadro peemedebista, continua alimentando o mistério sobre seu papel na disputa, o presidente do partido se colocou como alternativa para que o partido tenha candidatura própria.
Mas para o ex-governador que faz suas movimentações mais pensando em seu grupo do que em favor do PMDB, a definição de Lelo traz mais problemas do que soluções. A ideia de Hartung era a de manter a inconsistência do tabuleiro, para tentar, ainda que sem muitas expectativas, compor um cenário de candidatura de consenso em torno de seu nome.
A colocação do nome de Lelo, marcando o território para o PMDB, acaba por garantir o espaço para os demais candidatos. Além disso, ainda que Hartung não assuma publicamente o apoio a Lelo Coimbra, o deputado federal tem sua imagem ligada automaticamente ao ex-governador, não só pela questão partidária, mas também pelo fato de o deputado federal ter uma identificação com a imagem de Hartung. Lelo é o membro mais próximo do ex-governador dentro do grupo dele.
É verdade que assinar o livro de pré-candidatura não garante a entrada de Lelo na disputa, já que o cabeça de chapa pode ser mudado no momento da homologação. Mas, se Hartung ficar fora da campanha e Lelo conseguir entrar efetivamente na disputa, isso colocará Hartung em uma situação complicada, já que o deputado federal não teria densidade para desequilibrar o pleito, que hoje estaria acirrado entre PT e PSDB ou PPS.
Como Lelo tem uma identificação muito próxima com Hartung, sua derrota na eleição significaria derrota também para o ex-governador, um elemento que Hartung não deseja em suas movimentações futuras, visando, inclusive, a disputa de 2014.
Outro ponto de insatisfação com a candidatura de Lelo Coimbra é que ela atrapalha a aproximação de Hartung com o ninho tucano. O ex-governador está sendo assediado para apoiar a candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas. Começa a surgir nos meios políticos a ideia de que ele poderia estar próximo de uma reconciliação com seu antigo partido, onde estão, aliás, seus maiores aliados políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook