terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A influência das datas comemorativas no marketing da sua loja

Entre os motivos para um faturamento crescente tanto nas lojas virtuais, como no próprio e-commerce nacional estão as datas comemorativas. Esses períodos especiais e diferenciados para a maioria da população brasileira são os grandes responsáveis pelo aumento de vendas online a cada ano.

O e-commerce possui cinco datas comemorativas principais, sendo em ordem de ocorrência: o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças e o Natal. Nesses períodos, o faturamento das lojas virtuais que aproveitam para divulgar sua marca, realizar promoções e oferecer seus produtos se expande.

Com a ampliação no número de pedidos na loja virtual, o lojista conquista maior margem de lucro, pois vende mais durante todo o ano. Pensando em como estabelecer um marketing digital eficiente que agregue resultados positivos à loja virtual de forma constante, desenvolvemos algumas dicas para destacar as datas comemorativas.

As datas. Além das tradicionais datas comemorativas, nada impede sua loja de estabelecer promoções e divulgações para o Dia da Secretária, para o Dia do Cliente ou, ainda, realizar um "Carnaval de Ofertas", desde que haja um planejamento de tudo o que se deseja negociar, em qual período, sob quais condições, etc;

O público. O e-consumidor além de gostar da comodidade que a web proporciona, sempre prefere comprar em promoções e as datas comemorativas são belas oportunidades para atrair clientes para o mercado virtual. Contudo, é interessante investir em seu segmento, ou seja, aplicar as datas comemorativas em sua loja conforme o ramo de atividade e produtos comercializados para que seu consumidor mantenha o interesse;

A divulgação. Em período de datas comemorativas, quanto mais divulgação for realizada, melhor. Seja em mídias sociais, através de e-mail marketing, investindo em links patrocinados, aplicando produtos nos comparadores de preço, etc. No entanto, há dois princípios para uma divulgação eficiente nesse período de grande concorrência: Primeiro, divulgar para quem vai realmente consumir, ou seja, para o público certo, e segundo: divulgar de forma constante;

O período. Mas sob qual período? O marketing buscando atrair consumidores para as vendas em datas comemorativas deve ser planejado e colocado em prática com antecedência. Observe o comércio tradicional: as lojas se enfeitam e já começam a vender produtos relacionados ao tema com dois ou até três meses antes. Da mesma forma deve acontecer no e-commerce, principalmente se tratando de campanhas mais elaboradas como links patrocinados. Em compensação, veja bem a data de término das promoções e, sobretudo, a previsão de entrega dos produtos;

A logística. Um fator que pode jogar toda a sua estratégia de marketing e divulgação por água abaixo é a logística, ou melhor, a falha dela. Se a entrega do produto atrasar em uma data especial, pode ter certeza que isso trará dores de cabeça, pois o consumidor se frustrará, especialmente, se um presente não chegar a tempo. Por isso, muito cuidado com a entrega do produto no prazo estipulado e concordado com seu cliente.

As datas comemorativas movimentam o e-commerce! Aproveite a dica, estabeleça um calendário e comece a planejar suas ações de marketing e divulgação. Trabalhe esses fatores em sua loja virtual e faça de 2012 um ano lucrativo para seu empreendimento.

Sucesso!

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Dag Vulpi

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