terça-feira, 6 de junho de 2017

Questões psicológicas na Hanseníase


Por Lucy Natalia* no site oficial da DAHW Brasil

Assim que nascemos, começamos a entender o que a vida pode nos dar; alegrias, tristezas, força, fé, medo e tantos outros sentimentos, tantas outras emoções… Tomamos consciência de quem somos neste mundo; percebemos que em algumas situações a insegurança e o medo, querem prevalecer sobre nossas expectativas e sonhos; em especial diante de algo que nos assusta.

Tudo que é desconhecido e que pode afetar a nossa vida, nos leva à insegurança e ao medo.

A hanseníase pode acarretar o sentimento de exclusão social, devido à falta de conhecimento da sociedade em relação ao tratamento atual, pois ainda estão presos a fatos históricos.

O que fazer diante de tantos desafios?

Primeiro: sempre se lembrar que estamos vivendo um novo tempo no avanço do conhecimento do tratamento e da cura da Hanseníase e que a nossa sociedade precisa conhecer e deixar os preconceitos. Acredite em você! Seu potencial de vencer os obstáculos da vida a cada manhã, resgate os seus vínculos e valores, busque ter uma boa autoestima, compartilhe seus sentimentos, não se isole.

Segundo: seja você também mais um a divulgar a cura da Hanseníase, ajudando a sociedade a promover a educação em saúde. Mesmo diante dos sofrimentos causados pelas cicatrizes da Hanseníase (corpo e alma), você continua sendo uma pessoa de valor; com inúmeras possibilidades, para se ajudar e ajudar o próximo. Não fique amarrado a polpa que o vento leva, não se sinta preso a enfermidade; mas foque no que fará diante deste desafio, na superação; não se esqueça: ¨você é um ser de possibilidades! A dor que é só sua também é de muitos espalhados pelo Brasil, ela pode e deve ser dita; divulgada e superada!

Terceiro: escolha a vida, o recomeço… A cada escolha revelamos o valor que atribuímos. Somos seres históricos, presos a um passado e precisamos de um recomeço, só recomeçamos quando decidimos conhecer o que vivemos, esclarecer as dúvidas e não omitirmos diante da comunidade que precisam conhecer e entender que novos tempos estão sendo escritos, novas descobertas tem sido benéficas para a sociedade; em destaque: o tratamento e a cura da Hanseníase.

Diante do estigma social (hanseníase), cabe à cada um, esclarecer o que é, entender como se contrai, e principalmente não se isolar, mas fazer o tratamento com fidelidade!

¨Todo ser humano, sem exceção, pelo mero fato do Ser, é digno do respeito incondicional dos demais e de sí mesmo; merece estimar-se a sí mesmo e que se lhe estime¨. Carl Rogers


Lucy Natalia é Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook