terça-feira, 28 de março de 2017

Frigorífico Peccin Agro Industrial demite todos os funcionários após investigação na Carne Fraca


Ao todo, quase 700 pessoas foram dispensadas. Empresa mantém unidades em Curitiba e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.

Por G1 PR, Curitiba

Todos os funcionários da unidade curitibana do frigorífico Peccin Agro Industrial foram demitidos nesta terça-feira (28), de acordo com o sindicato que representa os trabalhadores na cidade.

Cerca de 300 pessoas foram dispensadas apenas nesta tarde. Ao todo, contando com a unidade de Jaraguá do Sul, no norte catarinense, são quase 700 demitidos, ainda conforme o sindicato. A empresa não confirma o número e diz que não vai se manifestar.

O frigorífico é investigado na Operação Carne Fraca por "armazenamento em temperaturas absolutamente inadequadas, aproveitamento de partes do corpo de animais proibidas pela legislação, utilização de produtos químicos cancerígenos, produção de derivados com o uso de carnes contaminadas por bactérias e, até, putrefatas". A empresa nega.

Perícia
Um laudo da Polícia Federal aponta excesso de amido em quatro amostras de salsicha e em duas amostras de linguiça calabresa produzidas pela Peccin Agro Industrial. Todos os produtos analisados foram considerados “desconformes” pelos peritos, de acordo com o que diz a legislação brasileira vigente.

No caso da salsicha, o amido é permitido, mas extrapolava a quantidade máxima estabelecida. Já no caso da linguiça calabresa, não há indicação do uso previsto.

De acordo com Ana Maria Bridi, engenheira agrônoma e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Análise de Carne da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, o amido é um componente que não faz mal à saúde. Para a professora, o problema está em uma fraude que atinge o consumidor.

“[A empresa] está vendendo proteína, se você coloca amido, que é um produto mais barato, é uma fraude na composição do produto”, explica.

Um comentário:

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook