SE GOSTOU SIGA O BLOG

terça-feira, 8 de março de 2016

Os brados de justiça são contra a corrupção ou ao PT?




Por Selma R. Furio Vieira* no grupo Consciência Política Razão Social   


Comumente ouvimos as pessoas dizerem que são contra a corrupção. Perfeito! Afinal ela é o câncer que corrói o alicerce do país e das instituições. No entanto, parafraseando Hamlet, percebo que há algo de podre no reino da moralidade.

O discurso anticorrupção da atualidade apresenta um argumento falacioso e prejudicial à verdade; pois se uma pessoa bradar a todos pulmões que é contra a corrupção, mas for seletiva em sua indignação, ela demonstrará que é guiada por sentimentos diversos à repulsa que pronuncia.

Nestes casos, ou a pessoa é hipócrita, ou desconhece fatos (graças à mídia e a seu empenho gigantesco em demonizar um partido e poupar o outro) ou simplesmente odeia o PT.

Se a pessoa disser que deseja a queda do governo por odiar o partido, ela estará sendo sincera em seu sentimento, mas sarcástica em relação à corrupção, pois demonstra que esta nunca foi sua preocupação. Se fosse, certamente bradaria contra todos os escândalos e não apenas contra os escolhidos pela mídia.

A corrupção não é algo novo no Brasil. Livros de história e pesquisas demonstrarão isso. Ela sempre esteve presente e sempre assolou o país. Vale salientar que o que estamos vivenciando hoje não é o auge da sujeira, mas, como dito por Mário Sérgio Cortella, o "começo da limpeza". E é isso que devemos desejar: que TUDO se apure, que tudo se investigue e que tudo se puna, afinal não existem PARTIDOS CORRUPTOS, pois eles não tem vida própria. Partidos são formados por pessoas e essas diferem uma das outras em todos os aspectos e em todos os lugares, desde partidos políticos até a igrejas.

Se somos contra a corrupção, devemos lutar contra ela como um todo e não seletivamente, pois não há repúdio contra corrupção quando o sentimento que o move é o cinismo e a demagogia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Seguir No Facebook