terça-feira, 8 de março de 2016

Os brados de justiça são contra a corrupção ou ao PT?




Por Selma R. Furio Vieira* no grupo Consciência Política Razão Social   


Comumente ouvimos as pessoas dizerem que são contra a corrupção. Perfeito! Afinal ela é o câncer que corrói o alicerce do país e das instituições. No entanto, parafraseando Hamlet, percebo que há algo de podre no reino da moralidade.

O discurso anticorrupção da atualidade apresenta um argumento falacioso e prejudicial à verdade; pois se uma pessoa bradar a todos pulmões que é contra a corrupção, mas for seletiva em sua indignação, ela demonstrará que é guiada por sentimentos diversos à repulsa que pronuncia.

Nestes casos, ou a pessoa é hipócrita, ou desconhece fatos (graças à mídia e a seu empenho gigantesco em demonizar um partido e poupar o outro) ou simplesmente odeia o PT.

Se a pessoa disser que deseja a queda do governo por odiar o partido, ela estará sendo sincera em seu sentimento, mas sarcástica em relação à corrupção, pois demonstra que esta nunca foi sua preocupação. Se fosse, certamente bradaria contra todos os escândalos e não apenas contra os escolhidos pela mídia.

A corrupção não é algo novo no Brasil. Livros de história e pesquisas demonstrarão isso. Ela sempre esteve presente e sempre assolou o país. Vale salientar que o que estamos vivenciando hoje não é o auge da sujeira, mas, como dito por Mário Sérgio Cortella, o "começo da limpeza". E é isso que devemos desejar: que TUDO se apure, que tudo se investigue e que tudo se puna, afinal não existem PARTIDOS CORRUPTOS, pois eles não tem vida própria. Partidos são formados por pessoas e essas diferem uma das outras em todos os aspectos e em todos os lugares, desde partidos políticos até a igrejas.

Se somos contra a corrupção, devemos lutar contra ela como um todo e não seletivamente, pois não há repúdio contra corrupção quando o sentimento que o move é o cinismo e a demagogia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook