quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Salman Rushdie fala sobre o ataque ao jornal Charlie Hebdo




Salman Rushdie, cujo livro “Os Versos Satânicos” provocou intensas manifestações de protestos de muçulmanos em 1989, publicou uma nota sobre o ataque à revista satírica Charlie Hebdo. Sua declaração:

“Religião, uma forma medieval de irracionalidade, quando combinada com armamento moderno torna-se uma real ameaça à nossa liberdade. O totalitarismo religioso causou uma mutação letal no coração do Islã, e hoje vemos as consequências trágicas disso em Paris. Eu estou com a Charlie Hebdo, como todos nós devemos estar, para defender a arte da sátira, que sempre foi uma força para a liberdade e contra a tirania, a desonestidade e a estupidez. ‘Respeito pela religião’ tornou-se um código que significa “medo de religião.” Religiões, como todas as outras ideias, merecem crítica, sátira e, sim, nosso destemido desrespeito.”

3 comentários:

  1. Rushdie é ateu, então não é possível que tenha outra visão sobre religião, da qual eu discordo. Ainda assim, sua crítica do totalitarismo religioso é verdadeira, seja ele islâmico ou não.
    Lembrando que não existe escritor vivo mais perseguido do que ele, tanto pelos versos Satânicos, quanto Os Filhos da Meia Noite, livros que moldam a literatura contemporânea.

    ResponderExcluir
  2. No DCN
    "A diferença entre o crente e o ateu é que enquanto um fantasia o outro pensa"

    ResponderExcluir
  3. No DCM
    "Então não estou vendo diferença mais: assim como o mais estreito dos religiosos, você acha que é especialmente iluminado e dotado em relação aos demais simplesmente porque calhou de pensar do jeito X e não do Y sobre uma das várias questões que abarcam a mente duma pessoa, ainda por cima uma questão totalmente sujeita à opinião, visto que não tem demonstrabilidade científica (pois é, tem religioso que pensa bem mais que ateu, até porque alguns ateus curiosamente atribuem status quase divino ao método científico, mas não, meus caros, é só um método, e não a panaceia onisciente salvadora da humanidade, tá bom?)."

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook