terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Metal mais raro que ouro usado em carros está cada vez mais incomum com queda do petróleo





O renovado caso dos EUA com o automóvel está diminuindo as reservas mundiais de paládio, um metal mais raro do que o ouro.

Embora cada carro precise de apenas algumas gramas de paládio, a demanda em 2015 provavelmente supere a oferta pelo quarto ano consecutivo, segundo a Johnson Matthey Plc, fabricante de conversores catalíticos para automóveis que utilizam o metal para reduzir as emissões daninhas dos escapamentos. As vendas globais de carros cresceram 3,4 por cento no ano passado, para o recorde de 81,6 milhões de veículos, disse a Macquarie Group Ltd. em um relatório na semana passada.

Os menores preços do petróleo em cinco anos e créditos bancários baratos estão ajudando a prolongar uma recuperação das vendas de automóveis que começou em 2009, impulsionando a demanda por todo tipo de produto, de conversores catalíticos e lâminas de alumínio da Alcoa Inc. até pneus da Goodyear Tire  Rubber Co. Mesmo depois que os preços do paládio subiram para seu valor máximo em 13 anos em setembro, o e o Deutsche Bank AG continuam altistas em relação ao metal porque o setor de autopeças responde por 70 por cento da utilização do metal.

“O paládio é um lugar interessante para estar por causa da sua exposição à gasolina”, disse Scott Winship, gerente de fundos da Investec Asset Management, que supervisiona cerca de US$ 112 bilhões, em entrevista por telefone de Londres. “A demanda por carros nos EUA é incrivelmente forte e poderia até mesmo ultrapassar picos prévios observados por nós antes da crise financeira”

Metal precioso O paládio, empregado principalmente em veículos movidos a gasolina que dominam os mercados na América do Norte e na China, está se aproximando de um mercado baixista após cair 3,8 por cento neste mês, para US$ 767 por onça em Londres. O Bloomberg Commodity Index caiu 1 por cento em janeiro, após tocar seu valor mínimo em 12 anos na semana passada. O Bloomberg Dollar Index subiu 1 por cento, ao passo que o MSCI All-Country Index de ações mundiais recuou 1,4 por cento.

Taxas de juros quase zeradas e o fortalecimento do mercado de trabalho estão impulsionando as vendas de carros nos EUA, que em novembro subiram para uma taxa anualizada de 17,2 milhões de veículos, a máxima desde novembro de 2003, segundo a empresa de pesquisa Autodata Corp. Em dezembro, a cifra foi um pouco menor, com 16,9 milhões, com base em dados ajustados a tendências sazonais.

A média de preços da gasolina comum nos EUA despencou 43 por cento nos últimos seis meses, o menor preço desde abril de 2009, segundo dados da AAA. Os preços do petróleo bruto colapsaram porque a crescente produção dos EUA agravou uma superabundância mundial e desencadeou uma guerra de preços entre os países-membros da OPEP.

A economia da China está desacelerando, mas as vendas de carros aumentarão o suficiente para apoiar uma alta nos preços do paládio, segundo Jeremy Baker, que ajuda a supervisionar cerca de US$ 500 milhões como estrategista sênior de commodities da Harcourt Investment Consulting AG. O total de envios poderia superar 25,1 milhões de veículos, frente a 23,5 milhões no ano passado, disse neste mês a Associação de Fabricantes de Automóveis da China.

“Trata-se de um caso muito altista que vai se desenvolver no longo prazo”, disse Baker em entrevista por telefone de Zurique. “Há bons motivos para acreditar que o rendimento do paládio superará o de outros metais preciosos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook