Por Emiliano José
É muito
difícil aprender as lições da história enquanto ela se desenvolve. As evidências
saltam aos olhos para alguns, e dissolvem-se no ar para tantos outros. Falo
assim ao reportar-me ao episódio dos rolezinhos, nome dado à movimentação da
juventude pobre de algumas capitais. Os jovens queriam contemplar, quem sabe
aqui e ali até comprar, aqueles obscuros objetos do desejo a cada segundo
ofertados pela publicidade. Obscuros, e nem tanto. Ou obscuros em alguns casos
porque inalcançáveis. Mas, por que não ter o direito de contemplar? Lembro-me
de Baudelaire ou de Zola: talvez, entre outros aspectos da luta anunciada pelos
rolezinhos, esteja o do direito à vitrine. Por incrível que pareça.
Os mais
velhos, como eu, se deslumbraram quando jovens com as vitrines coloridas das
ruas. Recordo-me de um paletó, isso, só um paletó, e era marrom claro, exibido
numa das lojas da rua Benjamin Constant. Era office-boy do Banco Comercial do
Brasil, morava na periferia da capital paulista, no Jaçanã. Parava, olhava,
desejava. Era uma maravilha contemplar o paletó. Que me importava não pudesse
comprá-lo? As vitrines foram transferidas na maior parte para os shoppings,
esses monumentos do consumo infensos ao burburinho das ruas, ou que se
pretendem assim, isolados do mundo dos pobres. O Brasil está mudando, e há
shoppings que não se apercebem.
Nos governos
de Lula e de Dilma, houve um extraordinário crescimento do mercado interno.
Houve distribuição de renda. Houve a ascensão dos mais pobres a condições mais
dignas. Deu-se que o mercado brasileiro – para ficar nessa terminologia – não
se restringe mais a coisa de 30 milhões de pessoas. As pessoas compram muito
mais. E a juventude cuja renda não permite a aquisição desse estonteante acervo
de novos objetos do desejo, ao menos pretende fazer a visitação. Olhar a
parafernália eletrônica de última geração, os tênis que tudo podem, as roupas
de grife, os notebooks, as televisões tela plana, esse admirável mundo novo
apresentado por um capitalismo que não cessa de se reproduzir.
E mais: essa
juventude pretende que a cidade seja sua. Também sua. Ou os shoppings não se querem
cidade? Não, os empresários não podem se iludir. Por mais que tentem ampliar as
barreiras, são cidade. Fazem parte dela, constituem-na. Lembro agora de Marx:
deixa-se tudo (formalmente) à decisão das maiorias, e não se quer que as
maiorias ajam? Quando os de cima tocam música, dançam, fazem suas festas, o que
querem? Que os de baixo não dancem?
Nada disso,
senhoras e senhores! Os meninos, as meninas, com seu funk, com suas roupas
alegres, com o corpo movimentando-se com muita leveza, só querem dar um role.
Não querem agredir ninguém: os rolezinhos evidenciam a moçada saindo de suas
casas, e ganhando a rua, tomando conta de sua cidade, e os shoppings também são
sua cidade. Os meninos das periferias de nossas cidades não querem abafar
ninguém, só querem mostrar que fazem samba também, como Noel Rosa no seu
Palpite Infeliz, tão atual.
Outra vez, e o
faço com muita frequência, volto a Paulinho da Viola: tá legal, eu aceito o
argumento, mas não me altere o samba tanto assim. Como é possível pretender
reprimir o ir e vir dessa moçada? Predomina uma visão tacanha, pequena, incapaz
de compreender o novo País que surge, uma visão ainda presa aos preconceitos da
Casa Grande, uma visão de criminalização da pobreza, de considerar os pobres
como classes perigosas. Noel Rosa: que palpite infeliz, quem é você que não
sabe o que diz? É, o sambista tinha razão: eu já chamei você pra ver, você não
viu porque não quis... pra que ligar a quem não sabe aonde tem o seu nariz? Uma
burguesia tacanha, incapaz até de compreender o alargamento do mercado. No
elementar do elementar, essa repressão é absolutamente inconstitucional. É
ilegal e imoral.
E constitui um
ataque às expectativas de nossa juventude. Será que os senhores dos shoppings
não sacam que até agora ela não quis quebrar as vitrines? Que só quis flanar
pelos shoppings? A inconsciência é tão grande a ponto de não perceber que estão
apagando incêndio com gasolina? Não se lembram do que ocorreu nas jornadas de
junho do ano passado? Não se recordam do governador Alckmin mandando baixar o
pau na meninada, estopim para uma das maiores movimentações de multidões dos
últimos tempos? Os senhores do shopping tratam a meninada e seus rolezinhos
como uma invasão de bárbaros. E não é. Querem somente, insisto, tomar de volta
a sua cidade.
Claro, uma
análise mais cuidadosa poderia nos levar aos desatinos da sociedade de consumo,
de um capitalismo que faz um festival mirabolante de ofertas, que pretende que
todos consumam, mas que teme a multidão, nem que ela tenha também a
possibilidade de comprar, pouco que seja. Uma sociedade ultraindividualista, da
qual talvez os shoppings sejam o seu maior símbolo, eles por si sós, um
monumento à exclusão, ilhas no interior das cidades, e pretendendo que a cidade
pobre não os invada. Gostam da ideia de que só a elite possa olhar suas
vitrines, percorrer suas lojas, comprar. Pobre não é benvindo, e pior ainda se
jovem.
Essa meninada é o novo Brasil. A consolidação da democracia passa pelo diálogo permanente com ela. Gostei quando li que o prefeito Haddad quer conversar com essa moçada. O caminho não é o de reprimir. É o de dar-lhe liberdade ampla – afinal, o que fizeram de mal nesse caso dos rolezinhos, qual o crime cometido? –, aprender com ela, ouvir, compreender seus anseios, ver que futuro se desenha a partir dela.
Essa meninada é o novo Brasil. A consolidação da democracia passa pelo diálogo permanente com ela. Gostei quando li que o prefeito Haddad quer conversar com essa moçada. O caminho não é o de reprimir. É o de dar-lhe liberdade ampla – afinal, o que fizeram de mal nesse caso dos rolezinhos, qual o crime cometido? –, aprender com ela, ouvir, compreender seus anseios, ver que futuro se desenha a partir dela.
Não se mate
nossa esperança. Não se reprima nosso futuro. Não se ataque tanto sonho
abrigado na cabeça de nossa juventude. Que floresçam rolezinhos. Que se lotem
os shoppings. Que se garanta o direito à vitrine, ao ir e vir, o direito à cidade.
Que não se sufoque o desejo. O desejo, quando sufocado, é como água: sempre
encontra caminhos para se manifestar. Melhor conversar, melhor abrir portas,
melhor ouvir, melhor entender. Melhor garantir o direito à cidade e suprimir as
ilhas de exclusão.
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