Às vésperas da realização do Mundial, tudo o que a entidade que comanda o espetáculo não quer é ser associada ao racismo, ou a falta de combate a ele. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, em seu perfil no Twitter condenou os torcedores do Bétis, da Espanha, que imitavam macacos para o jogador brasileiro Paulão.
Em entrevista ao site da revista “Rolling Stone“, o cineasta Spike Lee criticou o veto aos atores negros: “Isso mostra quem realmente está no comando. Quando se trata de futebol, quem realmente manda nessa porra é a FIFA, e a FIFA só está preocupada com a audiência.” Seu Jorge, também entrevistado, foi ainda mais duro: “A FIFA não age da mesma forma no Brasil como agiria em outros países. Isso jamais aconteceria nos Estados Unidos se eles escolhessem o Jay Z e a Beyoncé para apresentar algo assim.”
VIDEO
O encontro de Spike Lee e Seu Jorge não é casual. O diretor norte-americano veio ao Brasil dirigir uma campanha publicitária alusiva à Copa do Mundo.
É a Arena LG, da fabricante sulcoreana de eletrodomésticos, que pretende incentivar os brasileiros a assistirem o torneio no conforto do lar, bem diante de uma TV. Faz todo sentido, já que só uma minoria de brasileiros conseguiu ter acesso aos caros ingressos da Copa. “Embora não ter sido proposital, a área de marketing da LG demonstrou sintonia com a realidade brasileira. Quase 60% da população por aqui tem origem na raça negra”, afirmou a jornalista Marili Ribeiro.
E é um negócio falimentar. Segundo o site Meio & Mensagem, a empresa realizará o sorteio da Copa e fechará as portas. Segundo a Fifa, a escolha dos artistas que participarão do show de 90 minutos, a partir das 13 horas do dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia, e dos apresentadores foi “particularmente embasada em dois dos cinco pilares que representam o Brasil e que inspiraram o slogan ‘Juntos num só ritmo’ – sociedade coesa e terra da alegria.”
Por último, em resposta a FAROFAFÁ, o Comitê Organizador afirma que “houve um engano” sobre a afirmação de que a música da Copa será interpretada por Ricky Martin. “O vencedor viajará a Porto Rico para trabalhar ao lado de Ricky Martin e de um grande produtor musical na versão final da música, que será gravada pelo artista e incluída no Álbum Oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, a ser lançado pela Sony Music Entertainment em 2014″, anunciou em seu site oficial. É um bom sinal. Já que se trata de um álbum completo, que mobilizará compositores de dezenas de países em um concurso mundial, a canção gravada pelo ex-Menudo poderá ser a sétima ou oitava faixa…
“Por isso canta, dança, grita, ô, ô, ô, ô, ô.”
VIDEO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi