O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou nesta quarta-feira a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que proibiu o fechamento de ruas e avenidas do Estado em manifestações durante a Copa das Confederações. O pedido foi feito pelo governo estadual, que teme a interdição das vias que dão acesso ao estádio do Mineirão, especialmente após a ameaça dos sindicatos dos policiais civis e dos trabalhadores da educação, que agendaram protestos para esta semana.
Fux afirmou que a proibição restringiria o direito de manifestação, algo fundamental a qualquer cidadão brasileiro. O ministro ainda acrescentou que os protestos colaboram para um ambiente patriótico de reflexão sobre os rumos da nação.
“A insatisfação popular com as questões centrais da vida pública, inicialmente veiculada apenas em redes sociais na internet – e que, por isso, já permeava o debate público em um espaço no qual não podia ser notada fisicamente –, tomou corpo e se transmudou em passeatas propositalmente realizadas em locais de grande significação e especial simbolismo, onde essas vozes, antes ocultas, podem ser percebidas com clareza pelos seus alvos, mercê de contribuírem para a edificação de um ambiente patriótico de reflexão sobre os rumos da nação”, escreveu o ministro em sua decisão.
Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi