sexta-feira, 14 de junho de 2013

Google deve excluir blog com ofensas a político mineiro


Esta é a segunda matéria publicada neste blog hoje, que trás a baila a sensação de que em Minas Gerais as ações do Ato Institucional esta de volta. Mais cedo a Justiça de Minas Gerais acatou um pedido do governo do Estado e proibiu manifestações em torno do estádio Mineirão e principais vias de acesso à região da Pampulha durante a Copa das Confederações. (confira aqui), e agora aquela mesma justiça determina que um blog que fez criticas a um política de la seja removido. Será que ele esta voltando ou nunca deixou de existir? 

O Google, no recurso ao TJ-MG, argumentou que a remoção dos conteúdos “viola frontalmente o Estado Democrático de Direito e a Constituição Federal, na medida em que censura o direito à livre manifestação do pensamento e liberdade de expressão, assim como o direito à informação, não sendo viável, portanto, determinar-se a exclusão das matérias do blog". Em contrapartida, o ofendido alegou que a decisão de primeiro grau deveria ser mantida.


De acordo com o desembargador relator, Veiga de Oliveira, “no momento em que o Google viabiliza a criação por seus usuários dos mais diversos tipos de comunidades e páginas, veiculando informações consideradas injuriosas, caluniosas, de procedência duvidosa e desconhecidas, ela atrai para si o risco inerente ao desempenho de sua atividade, devendo, portanto, responder pelos danos gerados a terceiros”. Para ele, a liberdade de expressão não pode violar outros princípios constitucionais.

O desembargador Paulo Roberto Pereira da Silva teve interpretação diferente, pois avaliou que a Google não tem responsabilidade sobre o conteúdo dos blogs, mas somente a função de gerenciá-los. Seu voto, porém, foi vencido. O desembargador Álvares Cabral da Silva acompanhou o relator e o Agravo de Instrumento movido pela companhia foi negado. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-MG.

Revista Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook