segunda-feira, 17 de junho de 2013

Desabastecimento de alguns produtos alimentícios na Venezuela é conjuntural, diz chanceler

O desabastecimento de alguns produtos alimentícios na Venezuela foi justificado pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, como momentâneo e conjuntural. O chanceler atribuiu parte da origem dos problemas à insegurança causada pela morte do então presidente venezuelano Hugo Chávez, em março. Segundo ele, o desabastecimento será “superado nas próximas semanas”.

Desde o começo do ano, há relatos de desabastecimento de uma série de produtos básicos no país. Os venezuelanos se queixam da falta de farinha de milho, base da alimentação, farinha de trigo, frango, leite em pó, açúcar e papel higiênico. Em maio, o governo aprovou medidas de incentivo aos produtores.
“Nosso problema é conjuntural”, disse Jaua. “É uma consequência do antes e depois da morte do presidente Hugo Chávez, um líder fundamental, com um peso enorme. A raiz da sua morte provocou uma situação de expectativa em todos os atores econômicos. Todo mundo pôs o pé no freio nos investimentos e decisões.”
O chanceler reiterou que o presidente Nicolás Maduro é “hoje a garantia do chavismo”. Ele lembrou que, recentemente, esteve com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em Antigua, na Guatemala, durante a 43ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), e que em breve autoridades dos dois países se reunirão novamente.
De acordo com Jaua, a Venezuela se dispõe a normalizar e manter relações  com os Estados Unidos com base no respeito mútuo e na não ingerência. “Iniciaremos um processo de normalização de relações com base no que dissemos: estamos de acordo em ter boas relações, baseadas no respeito  mútuo e na não ingerência de assuntos internos", ressaltou.
*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN

2 comentários:

  1. Via Facebook...

    Conjuntural...desde que o Chaveco começou a estatizar empresas alimentícia; só deixar florecer empresários da boliburguesia que ganhavam não pelo que produziam mas pelo que lambiam o rabinho sujo do Ratão Bufão de Caracas!

    Ed Lascar

    ResponderExcluir
  2. Via Facebook...

    Pois é amigo Dagmar o governo da Venezuela teve uma desculpa. gostaria de saber se esse tal de ruindnei tem alguma para a faltas de medicamento nos pa da prefeitura, porque eu procurei uma determinada vacina e não encontrei em pa nehumi

    Sebastiao Mendes

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook