sábado, 25 de maio de 2013

O descobridor do sarcófago de Tutancâmon


Por Ricardo Kohn, no site rrupta.wordpress

Em todo o mundo, pesquisadores, arqueólogos e egiptólogos lembram que no dia 9 de Maio de 1874 nascia o arqueólogo britânico, Howard Carte,  descobridor do sarcófago do Faraó Tutancâmon, em 1922. Carter estaria completando 139 anos de idade.

Carter passou várias décadas com uma escavadeira arqueológica explorando locais de sepultamento, em Tebas (hoje Luxor), antes de encontrar o local do Faraó Tutancâmon, com cerca de 3.000 anos de descanso…


Carter o descobriu de forma metódica. Fez todo o trabalho de pesquisa que considerou necessário. Não se limitou a “olhar pela porta aberta de um túmulo”, mas foi o precursor do que provavelmente caracteriza hoje o que é chamado de “arqueologia da paisagem”.

Para tanto, trabalhou no conhecimento da vida dos antigos operários da necrópole egípcia. Sabia tudo sobre a região, as colinas de interesse arqueológico, os caminhos usados pelos egípcios no passado e o que aconteceu quando tempestades atingiram a região. Isto permitiu-lhe identificar os locais mais prováveis para encontrar o que procurava e onde ainda podem existir outros sarcófagos enterrados.

As descobertas milagrosas do arqueólogo

“Howard Carter foi meticuloso na sua metodologia”, afirmou um conhecido arqueólogo e egiptólogo. “Eu acho que ele fez milagre”, acrescentando que os arqueólogos modernos ainda são beneficiados pelo o rigor dos trabalhos e levantamentos efetuados por Carter.

Carter não só tinha mais de 5.000 fotografias de artefatos do túmulo de Tutancâmon, como usou sua formação de artista para desenhá-los, um a um. Dizia que “fotografias nem sempre dizem tudo”.

Mesmo sabendo das muitas críticas ainda são feitas ao trabalho de Howard Carter, este site parabeniza o tinhoso e incansável britânico, sempre em sua busca por novos caminhos para a arqueologia. Afinal, descobrir simultaneamente o novo e o antigo, sem tropeçar em alguns atalhos, é inimaginável e de pouca utilidade.

“Acho que a verdadeira maravilha de Carter é que, como era movido por sua visão de explorador, foi capaz de controlar-se, indo até o fim de maneira britanicamente metódica.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook