sexta-feira, 29 de março de 2013

O MUNDO DA TATUAGEM - Arte no corpo



O culto em torno da tatuagem parece se tornar cada vez maior. Um exemplo extremo é o modelo canadense Rick Genest, conhecido como Zombie Boy. Ele ficou famoso graças às suas tatuagens. A tinta é injetada sob a pele. Alguns médicos alertam sobre os riscos que se tatuar pode ter para a saúde, já que a remoção é um processo complicado.

Antepassado remoto


Talvez o Zombie Boy tenha se inspirado em antepassados remotos. A princesa de Ukok foi descoberta em 1993 no Sudoeste da Sibéria. A múmia de mais de 2 mil anos 
apresenta extensos desenhos no corpo, mas ela não é a mais antiga evidência de que o homem se tatua. 


Tradição antiga



Sabe-se que o homem se tatua há milhares de anos, mas a origem exata da prática é indeterminada. Uma múmia de 7 mil anos com tatuagens foi encontrada no Chile. Em antigas comunidades do Pacífico Sul, rituais envolvendo tatuagens ainda são praticados. Na Polinésia Francesa, os homens ainda fazem a tradicional tatuagem no rosto, assim como os maoris na Nova Zelândia.

Japão



Outro país que tem grande tradição em tatuagens é o Japão. Mestres como Horiyoshi criam suas tatuagens de maneira tradicional, sem a ajuda de aparelhos eletrônicos. No passado, os criminosos eram marcados com tatuagens no Japão. Elas também foram usadas para símbolos para diferenciar membros da Yakuza, a máfia japonesa. Tatuagens eram proibidas no país até 1948.

Na prisão



A tradição das tatuagens de cadeia ainda existe e é um fenômeno mundial. Gangues também são conhecidas por marcar sua pele com tinta para se diferenciar de outros grupos. Na foto, os membros da gangue Mara-18 exibem suas tatuagens numa cela em El Salvador.

Sobreviventes de Auschwitz



Os nazistas usavam tatuagens para marcar os prisioneiros dos campos de concentração. O sobrevivente de Auschwitz Werner Bab teve o número 186857 tatuado em seu antebraço.

Marinheiros no pós-guerra



Nos anos 1950, as tatuagens eram muito populares entre marinheiros. Os tatuadores abriam seus estúdios próximos aos portos. Um dos estúdios do bairro portuário de St. Pauli, em Hamburgo, continua em atividade. Com a tatuagem se tornando cada vez mais socialmente aceita, a loja não é mais frequentada só por marinheiros.

Fora de moda



As tatuagens na parte inferior das costas já foram populares e hoje são ridicularizadas com diferentes apelidos. O que foi popular nos anos 1990, hoje é visto como uma grande vergonha. Essa atleta não teve problema, porém, em mostrar sua tatuagem em uma competição no Estádio Olímpico em Berlim.

Reinvenção



Para muitas pessoas, uma tatuagem não é o suficiente. As pinturas corporais podem se tornar uma obsessão. Maria José Cristerna é uma tatuadora mexicana que diz querer se reinventar como uma vampira.

Criatividade



Não há limites para a criatividade na hora de escolher o tema ou desenho de uma tatuagem. Essa jovem de Hanover tatuou o mapa de sua cidade nas costas, embora seja um mapa histórico de 1896.

Limites da dor



A dor de se fazer um piercing ou uma tatuagem não deve ser ignorada, especialmente em partes mais sensíveis do corpo. Esse cliente em uma convenção de tatuagem em Pequim foi aparentemente surpreendido pela dor causada pela agulha.

Fanático por futebol



Esse torcedor do Borussia Dortmund levou a paixão ao extremo e tatuou o técnico Jürgen Klopp na costas. Martin Hüschen fez essa tatuagem na reta final do Campeonato Alemão de 2010. Uma escolha arriscada, mas que deu certo: o Dortmund foi campeão naquela temporada.

Exibicionistas



Não só os fãs, mas também muitos jogadores de futebol cobrem seus corpos com tatuagens. Um dos exemplos mais famosos é o inglês David Beckham. Quem tem uma ou várias tatuagens, geralmente, gosta de exibi-las.

Música e rebeldia



As tatuagens são muito presentes no mundo da música. A fantasia que envolve os roqueiros está diretamente associada a sua imagem, e as tatuagens tem um papel essencial na expressão da rebeldia e do não conformismo. A cantora Amy Winehouse, morta em 2011, era conhecida não apenas pela voz excepcional, mas também pelo estilo, que incluía diversas tatuagens.

Remoção



Depois de alguns anos, algumas pessoas decidem se livrar de pecados cometidos na juventude. Os médicos têm algumas soluções, como lasers, embora os efeitos tardios de tais procedimentos ainda sejam desconhecidos. Partículas de tinta foram encontradas em gânglios linfáticos. Os médicos ainda veem alguns riscos na tatuagem e em sua remoção.

Decisão para a vida



Muitas pessoas ainda veem a tatuagem como um comprometimento eterno. O tatuador Herbert Hoffmann morreu em 2010 aos 91 anos. Tatuagem era a sua vida, e ele exibiu sua arte em renomadas galerias.


Autoria: Klaus Jansen (MAS) - DW















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook