Segundo o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, acordo pode ser o mais "ambicioso e complexo" já fechado
A União Europeia e os Estados Unidos concordaram em começar negociações para criar uma área de livre comércio na região. O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse nesta quarta-feira (13) que as negociações vão começar no fim de junho e que o acordo pode ser o mais ambicioso e complexo já fechado.
Segundo especialistas, o acordo pode impulsionar a debilitada economia da União Europeia. O bloco estima que um acordo pode elevar seu Produto Interno Bruto (PIB) em 0,5%. Segundo Barroso, o acordo "um verdadeiro motor" para as economias da região transatlântica. "Para que estas negociações tenham êxito, precisamos, sobretudo, de vontade política", disse.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou o começo das negociações durante um discurso na terça-feira (12). "Um comércio livre e justo através do Atlântico vai estimular a criação de milhares de empregos bem remunerados para americanos", afirmou Obama.
A previsão é de que as negociações levem dois anos para serem concluídas. As questões mais controversas provavelmente serão as regras de saúde e segurança europeias, que limitam as exportações agrícolas dos EUA para a UE.
Epoca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!
Abração
Dag Vulpi