Campanha contrata 580 pessoas por R$
850 para ir de porta em porta falar dos pontos fracos do adversário e exaltar
candidato tucano
Uma
dupla de cabos eleitorais toca as campainhas de 30 casas de uma ruazinha
tranquila no bairro de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para colocar uma
dúvida na cabeça do eleitor: "Você conhece algum projeto do Celso
Russomanno? Você não acredita no que ele tá dizendo, né?".
Com
um trabalho porta a porta, concentrado em bairros estratégicos da capital
paulista, militantes da campanha de José Serra (PSDB) à Prefeitura, conhecidos
como visitadores, foram a campo esta semana para iniciar um trabalho de
desconstrução da imagem de Celso Russomanno, candidato do PRB com quem o tucano
divide a liderança nas pesquisas de intenção de voto.
No
portão de casa, o eleitor ouve argumentos ensaiados que valorizam o currículo
do tucano - ex-prefeito e ex-governador - e o contrapõem à inexperiência de
Russomanno na administração de um grande município.
Pelo
menos 580 visitadores foram treinados por uma tarde inteira no comitê de
campanha de Serra, onde receberam uma lista de informações que os ajudarão na
tarefa de tentar convencer eleitores a votar no tucano e abandonar seus
adversários.
Cada
cabo eleitoral - a maior parte desempregada - receberá R$ 850 por mês pelo
trabalho. O PSDB calcula em R$ 1 milhão a despesa com salários e transporte de
visitadores até o primeiro turno, em 7 de outubro.
Jogada ensaiada
A
estratégia foi traçada pela coordenação da campanha de Serra para apontar o
tucano como o único candidato capaz de enfrentar os problemas de São Paulo. Em
contraposição, os visitadores são orientados a colocar um ponto de interrogação
sobre a capacidade de Russomanno. "O Serra é uma pessoa que a gente já
conhece. Os outros não estão preparados", disse a um eleitor indeciso a
visitadora Maria Tânia de Oliveira. "O que o Russomanno já fez? Você
sabe?"
A
equipe de visitadores também foi treinada para questionar o preparo de Fernando
Haddad (PT). A campanha de Serra, no entanto, mantém foco no candidato do PRB
nos chamados "bairros volúveis", onde o eleitorado não se consolidou
como petista ou antipetista, e onde Russomanno ganhou terreno.
Na
sexta-feira passada, um grupo de visitadores tucanos passou a manhã em uma rua
residencial de Sapopemba - onde Gilberto Kassab (PSD) venceu Marta Suplicy (PT)
por mil votos em 2008 e onde Dilma Rousseff (PT) bateu Serra por 3 mil em 2010.
Marta
usou o trabalho de visitadores na última eleição, mas o PT diz que não pretende
repetir a estratégia com Haddad. Para o partido, o canal mais eficiente para
conseguir votos no momento é o horário eleitoral de rádio e TV.
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