domingo, 26 de agosto de 2012

Iriny Lopes (PT) propõe tocar obras da 'Rua do Lazer' em Vitória


Candidata confirmou o projeto como saída para polêmica da Lei do Silêncio.

A deputada federal Iriny Lopes (PT), concorre pela coligação 'Mais Vitória pra você' com os partidos PT, PRB, PSB, PV, PSD e PC do B. Concedeu entrevista falando de seus projetos. A candidata afirmou que se compromete a seguir com as obras da 'Rua do Lazer' em Vitória.

Sobre sua gestão, Iriny se comprometeu a combater qualquer tipo de corrupção. "No meu mandato não terá corrupção, a minha história de vida fala por mim. Em relação às denúncias que ocorreram no atual mandato, não teve interdição de investigação, os órgãos estão investigando, o Tribunal de Contas e o Ministério Público estão livremente cumprindo o seu papel.", comentou a candidata.

Segurança
O Espírito Santo ocupa o topo de rankings que analisam a violência contra a mulher. Por ser a única mulher candidata ao cargo de prefeita, Iriny Lopes foi questionada sobre o combate a esse tipo de violência. Ela se comprometeu a combater a violência específica contra as mulheres, e enalteceu seus feitos enquanto ministra da secretaria das mulheres.

"Já temos no país uma rede de proteção chamada pacto contra a violência contra a mulher em que o Espírito Santo e Vitória são signatários. Nós temos que trabalhar no sentido da prevenção, é uma área em que trabalhei muito no Ministério. Não é só uma questão de segurança pública, é de equipamentos públicos dirigidos à mulher, ou seja, o centro de atendimento, o centro de referência, as delegacias funcionando, aí o município pode ter uma parceria com o Governo do estado. As parcerias com o Ministério Público e as câmaras específicas, além do funcionamento de casas abrigo. Mas, o mais importante é ter uma campanha permanente para mostrar que violência contra a mulher é algo indesejável e inadmissível", disse.

Saúde
Sobre saúde pública, a candidata reiterou que, apesar de Vitória ter obtido a melhor nota do IDSUS nas capitais, índice que avalia a saúde pública em todo o país, ainda é preciso investimentos. Ela também propôs a gestão unificada de hospitais com o governo do estado.

"Não teremos condições tão cedo no nosso país, e no mundo ninguém conseguiu resolver 100% plenamente a questão de saúde. O município de Vitória ao receber a maior nota do IDSUS mostra o compromisso com que a prefeitura fez os investimentos na rede básica, na atenção à saúde. A pessoa não consegue compreender o que que é a responsabilidade do governo municipal e a do governo estadual. Por isso, as pessoas acham que todos os problemas na saúde do município são de responsabilidade do município. Vamos ampliar os equipamentos, vamos ampliar horário de atendimento, já está informatizada toda a rede, agora nos resta ampliar as nossas articulações visando a gestão plena em conjunto com o governo do estado para a gestão dos hospitais onde as pessoas veem efetivamente o mal atendimento. Essa parceria já está sendo construída com o governo do estado", frisou a candidata.


Mobilidade Urbana
A candidata foi questionada sobre a promessa do então candidato do João Coser (PT) em 2004, sobre a criação de um metrô de superfície na capital. Ela não se comprometeu a dar seguimento a ideia, e disse que ela só não conseguiu ser posta em prática por falta de apoio do governo do estado. Iriny propôs a ampliação de ciclovias no município.

"Tenho muito respeito pela coragem que o prefeito João Coser teve de colocar esse tema em debate. Não acho que seja correto dizer que não saiu do papel. O projeto foi feito e foi apresentado ao governo do estado da época para uma parceria, o governo do estado não considerou importante aquela parceria e constituiu os estudos para o hoje BRT, em que o governador Casagrande já anunciou investimentos. Vamos conversar com o governador, no sentido de que Vitória vai sim trabalhar o BRT, mas não queremos que a cidade se transforme em um corredor. Ligado a essa questão estamos trabalhando o plano diretor cicloviário, que não é só a ampliação da quilometragem das ciclovias, mas fazer a ligação da ciclovia com os bairros e outros modais de transporte", explicou.

Educação
Sobre a educação no município, Iriny afirmou que pretende focar na ampliação de vagas nas escola. "Estamos trabalhando para ampliação das vagas. Na gestão do João Coser 14 novas escolas foram construídas, além da reforma em outras escolas, o que demonstra que apesar desse investimento, é preciso investir mais. Nem tudo conseguiu ser feito. As mães terão a tranquilidade que em quatro anos com planejamento, vamos universalizar e ter todas as crianças na escola. Além do desafio de ampliar o atendimento na educação infantil, ou seja creche. Com horário integral, com bom tratamento, bom acolhimento", afirmou.

Gestão
A candidata explicou que não se preocupa com índices que apontam rejeição ao atual mandato do seu partido em Vitória. Ela propôs gerir Vitória explorando as suas potencialidades. "Também tem pesquisa confiável, séria, de institutos sérios que mostra que quase 90% da população está satisfeito com a cidade. O que nós vamos fazer é avançar naquilo que já foi feito, a rede física, o investimento em infra-estrutura, os investimentos no início das ciclovias, tudo isso já está muito avançado em Vitória. Agora, vamos ampliar. O 'Terra mais igual' avançando na ampliação das moradias com segurança e preservação de áreas ambientais. Vamos ampliar os investimentos na capacitação das pessoas para que elas possam viver em Vitória, trabalhar em Vitória, ter o seu salário em Vitória, produzir e viver aqui nesta cidade. Estamos tranquilo em relação às potencialidades da cidade, porque as pessoas estão satisfeitas em morar aqui", comentou a candidata.

Lazer
Acerca da polêmica da Lei do Silêncio, que chegou a interditar alguns bares e impedir a música ao vivo em estabelecimentos noturnos de Vitória, Iriny comentou que vai buscar uma conciliação entre os órgãos competentes, além de seguir com a obra da rua de lazer, proposta pelo atual prefeito.

"Uma coisa são os investimentos nos espaços de lazer e cultura, livres e democráticos para que a cidade possa usufruir. Esse é um compromisso nosso independente, ele não pode vir e virá só em função de resolver um problema aguçado com a Lei do Silêncio. Investimentos em áreas públicas de lazer, áreas de 24 horas em cantos, espaços e bairros diferentes da cidade. Isso tem a ver com o desenvolvimento do Centro da cidade de Vitória", afirmou.

Questionada se iria tocar as obras da rua do lazer, ela confirmou. "A rua do lazer sim, mas não para aí, não podemos ter todas as ruas de lazer do cidade, também precisamos chegar a um entendimento quanto a lei do silêncio" Em relação ao Disque Silêncio, ao horário limitado, nós precisamos que o poder público, os estabelecimentos onde os artistas se apresentam com o Ministério Público a gente chegue a um entendimento para que a cidade não sofra nem um exagero de música de alta mas também não fique uma cidade muda, alheia e surda às manifestações culturais. É possível chegar a uma conciliação", salientou a candidata.

Combate à corrupção
Sobre denúncias sobre a desapropriação de imóveis em Vitória e o combate à corrupção, Iriny eximiu a atual gestão de culpa, e se comprometeu com o combate à corrupção. "No meu mandato não terá corrupção, a minha história de vida fala por mim. Em relação às denúncias que ocorreram no atual mandato, não teve interdição de investigação, os órgãos estão investigando, o Tribunal de Contas e o Ministério Público estão livremente cumprindo o seu papel. O prefeito foi à Câmara colocar todas as informações à disposição da comunidade de Vitória e órgãos competentes", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook