quarta-feira, 27 de junho de 2012

Na reta final de definir as alianças, partidos seguem flertando com PSB

Como não podia ser diferente nesta reta final de composição de alianças e definição dos vices, os partidos continuam esperando, até a última hora, ouvir um sim do PSB, que tem as “noivas” mais cobiçadas da festa. O “pai das noivas”, o governador Renato Casagrande, embora negue que interferirá a ponto de promover casamentos arranjados para as “filhas”, segue com sua geopolítica a todo vapor. Entretanto, em Vitória, o governador, digamos, enfrenta um “bom problema” com a pré-candidatura do vereador Serjão Magalhães. 


Na verdade, o nome de Serjão foi lançado pelo PSB mais para demarcar território, isto é, mostrar aos outros concorrentes que o partido também tinha alguém no páreo. No entanto, mesmo sem o apoio do partido, Serjão foi se viabilizando com as suas próprias forças. O vereador percebeu que havia um vácuo deixado pelos outros candidatos que ele poderia ocupar e transformar em oportunidade: a questão ambiental. 


Em tempos de Rio+20 e da procura de soluções sustentáveis para o planeta, Serjão colocou no topo de sua agenda de prioridade os problemas ambientais da cidade de Vitória. 

O tema é delicado porque envolve as grandes empresas como as principais vilãs da poluição na Grande Vitória. No caso da Capital, a principal poluidora que ameaça a saúde da população é a Vale. 

Para aprofundar o debate, Serjão, na semana passada, trouxe para Vitória importantes especialistas no assunto, entre eles o médico da Universidade de São Paulo (USP), professor Paulo Saldiva. O especialista, entre outros alertas, confirmou que a Vale era a principal responsável pelas emissões de gases tóxicos na cidade. 
Ao puxar o tema, Serjão passou a se consolidar como o único candidato disposto a trazer a discussão da poluição do ar à baila. Os outros candidatos devem passar “de leve” pelo polêmico tema, pois essas empresas, em muitos casos, são justamente as financiadoras de campanha desses mesmos candidatos. 


Ao extrapolar aquilo que o próprio PSB havia projetado para ele, Serjão sentiu que a sua candidatura entrou num caminho sem volta. Ele não quer ser coadjuvante (vice) de outro candidato, pois entendeu que um tema tão premente para a população de Vitória necessita de um “procurador” disposto a enfrentar os agentes da poluição.


Para o PSB, o vereador acabou se transformando num “bom” problema. Os estrategistas terão agora que avaliar o quanto o partido perderia se sacasse Serjão da disputa. Via SD | José Rabelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook