Serão
gerados 1.200 empregos durante as obras e mais 320 vagas diretas e 850
indiretas na operação dos terminais, a partir de 2016
O grupo
Manabi, do setor de mineração e logística, vai construir o Porto Norte
Capixaba, no município de Linhares. O protocolo de intenções entre a empresa,
Estado e município foi assinado nesta segunda-feira (18), no Palácio Anchieta.
O
investimento para construção do Porto Norte Capixaba será de aproximadamente R$
1,75 bilhão, com geração de 1.200 empregos durante as obras e mais 320 vagas
diretas e 850 indiretas na operação dos terminais, que deve ser iniciada em
2016.
Para o
governador Renato Casagrande, o projeto está em sintonia com o plano de
desenvolvimento proposto pelo Governo para o Estado. “A vinda do empreendimento
para Linhares nos auxilia na consolidação do município como polo irradiador de renda,
oportunidades e serviços, em sintonia também com a nossa proposta de
transformar o Espírito Santo num grande centro de comércio internacional. O
Governo do Estado trabalha para garantir os investimentos de responsabilidade
da União, mas, ao mesmo tempo, realizamos também um grande volume de obras com
recursos próprios e atuamos na atração de investimentos privados, para fazer
chegar o desenvolvimento a todas as regiões”.
O diretor
presidente do Grupo Manabi, Ricardo Antunes Carneiro Neto, falou da vocação
logística do Estado e das pretensões da empresa em seu projeto para o Espírito
Santo. “Para a Manabi, o negócio logístico é tão importante quanto a mineração.
Queremos ser uma empresa de mineração e logística reconhecida como referência,
construindo um empreendimento economicamente rentável e socioambientalmente
seguro. Vamos aplicar as melhores tecnologias e implantar um processo
permanente de diálogo com todas as partes interessadas, de forma que nosso
projeto seja altamente sustentável”, disse.
O empreendimento
será dividido em fases. O objetivo é movimentar, armazenar e exportar minério
de ferro, transportando-o do Estado de Minas Gerais até o terminal por meio de
ferrovia ou mineroduto, possibilitar a movimentação de outras cargas em granéis
na primeira fase e implantar infraestrutura portuária para outras cargas na
segunda fase.
A intenção é
que o complexo tenha capacidade para armazenar até 2,5 milhões de toneladas de
minério, 300 mil toneladas de carvão, 240 mil toneladas de grãos, 180 mil toneladas
de fertilizantes e 480 mil metros cúbicos de líquidos.
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