sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mercosul aprova entrada da Venezuela e suspende Paraguai


Em uma decisão polêmica e surpreendente, os chefes de Estado do Mercosul, reunidos em Mendoza, na Argentina, aprovaram, de comum acordo, na tarde desta sexta-feira, a admissão da Venezuela como membro-pleno do bloco. O anúncio vem acompanhado da manutenção da suspensão do Paraguai do organismo em razão da desaprovação do processo de destituição de Fernando Lugo.

"A República Bolivariana da Venezuela será incorporada como membro pleno do Mercosul", anunciou a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. A decisão da entrada da Venezuela é polêmica por ocorrer exatamente no momento em que o Paraguai - cujo Congresso vinha barrando a candidatura de Caracas - é mantido suspenso do bloco, ainda que, conforme o esperado, nenhuma sanção econômica tenha sido adotada.

"Adotamos de pleno acordo esta decisão", falou Kirchner sobre a Venezuela. "É uma grande honra, mas também uma grande oportunidade, pois estamos convocando toda a região à necessidade de uma união maior, uma união mais ampliada, que nos permita enfrentar uma crise, e, como todos nós assinalamos, produzida nos países ricos e que igualmente vai impactar sobre nossa economia". O ingresso deve ocorrer oficialmente no dia 31 de julho, no Rio de Janeiro.

A decisão sobre o Paraguai foi dada pelo chanceler argentino, Héctor Timerman, que considerou, com base no Protocolo de Ushuaia, que "a plena vigência das instituições democráticas é condição necessária para o desenvolvimento do processo de integração. (...) Toda ruptura da ordem democrática constitui um obstáculo inaceitável para a continuidade do processo de integação."
Na prática, a suspensão retira o direito à participação de reunião e ao voto do Paraguai até a restauração da ordem democrática, a se dar com as eleições presidenciais marcadas para abril de 2013. A decisão, disse Timerman, é "suspender a república do Paraguai do direito a participar dos órgãos do Mercosul e das deliberações nos termos do artigos 5 do Protocolo de Ushuaia. Tal suspensão não diminui não diminui o compromisso com o bem estar e o desenvolvimento do Paraguai nem deve produzir prejuízo algum ao povo paraguaio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook