sábado, 21 de abril de 2012

Bacalhau à Portuguesa

Prato de Bacalhau à Portuguesa


bacalhau, pelo menos aqui no Brasil, ganha um pouco mais de exposição em épocas sazonais como a quaresma, a semana santa e a Páscoa. Basta ligar a TV ou abrir uma revista para encontrar uma saborosa receita. Infelizmente ele não tem muito espaço em outras datas do ano. Também não é para menos, deixando de lado questões ligadas a falta de hábito do brasileiro, o preço “salgado” – com a permissão do trocadilho – ainda é a grande barreira para um consumo em maior escala. Há alguns anos quando acompanhávamos a escalada do dólar, a cada mês os preços subiam. Está certo, nova importação, preço novo! Muito bem. Agora, pergunto aos meus botões: onde foi parar o preço do bacalhau quando chegaram os carregamentos importados com o dólar lá em baixo? Provavelmente, os preços para o consumidor mantiveram-se os mesmos, ou quando muito, baixaram levemente. Por outro lado, a margem de lucro dos importadores, distribuidores e comerciantes aumentou significativamente. É isso aí, na economia, quando é para subir preços tudo é muito rápido, já para baixar, a coisa muda de figura.

Sinceramente pode ser uma boa idéia esperar essas datas passarem e aí pegar uma boa promoção de bacalhau. Ou então, fazer uma pesquisa antes de comprar, assim evita-se cair em certos abusos. Então, o que comer na semana santa? Isso é fácil. Opções de bons peixes não faltam, desde o robalo, o linguado, o atum, a sardinha e a anchova até os peixes de água doce. Contudo, não poderíamos deixar de indicar aos nossos leitores uma receita com bacalhau, seja para a semana santa ou qualquer outra época do ano. Esse típico prato lusitano é muito delicioso e fácil de fazer.


Receita e ingredientes para o Bacalhau à Portuguesa (4 pessoas):

  • 1 Kg de Bacalhau Porto;
  • 1 Pimentão verde;
  • 1 Pimentão amarelo;
  • 1 Pimentão vermelho;
  • 3 Tomates;
  • 3 Cebolas;
  • 10 batatas (pré-cozidas);
  • 1 vidro de palmito;
  • Azeite extra virgem;
  • Azeitonas pretas portuguesas;
  • Orégano.
Modo de preparo:
Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com água e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse período troque de água pelo menos três vezes. Depois coloque as postas numa panela com água, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo é bem eficaz para não deixar que as postas se desmanchem caso você faça três ou quatro fervuras seguidas.
Unte um pirex grande com azeite. Coloque as postas do bacalhau e em seguida as batatas, os pimentões, os tomates e as cebolas cortadas em rodelas. Depois regue generosamente com o azeite extra virgem e salpique um pouco de orégano. Vale a pena investir num bom azeite extra virgem, considerado por muitos um coadjuvante esse ingrediente merece mais atenção. Leve ao forno por 30 minutos e antes de servir adicione as azeitonas. Pronto, bom apetite!

Vinho recomendado: tinto leve e frutado, como o Saurus Patagonia Select Pinot Noir

É uma boa dica procurar por tintos com pouco tanino e boa acidez, como um Dolcetto D´Alba, um Beaujolais Villages ou um Pinot Noir. Para esse post resolvi harmonizar com um jovem e fresco Saurus Patagonia Select Pinot Noir 2005 (R$ 60). Esse pinot de bela cor rubi com transparência, revelou um bouquet discreto, porém muito fresco e agradável. Aromas que lembravam framboesa e um leve toque terroso, com madeira muito bem integrada. Na boca mostrou-se leve, macio e com boa acidez. Final seco, mas não muito longo, com destaque para o álcool. Entretanto, no contexto desse prato (o salgado do bacalhau e a generosa presença do azeite) o Saurus ficou bem interessante.

Por Jackson | Via qvinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook