sábado, 21 de abril de 2012

Rosbife ao molho triplo funghi




Você gosta de uma carne mal passada? Ou daquele sanduíche caprichado com ingredientes de primeira? Então você precisa aprender a fazer um Rosbife. Em suma, a técnica de preparo não muda muito, em alguns casos utiliza-se apenas uma caçarola, em outros, a carne pode ir ao forno por alguns minutos. Porém, um dos segredos está combinação com o molho. De que adianta escolher um belo filet mignon e depois regar com um molho pre-pronto tipo Madeira e Funghi? Certamente você destruirá com o prato. Então, o negócio é deixar a preguiça de lado, tratar de comprar alguns cogumelos e ervas frescas, pegar uma boa panela e mãos à obra! No final das contas o resultado valerá a pena, você terá uma carne macia, suculenta, acompanhada de um molho de sabor intenso, mas ao mesmo tempo leve e agradável de comer; longe daqueles aromas e sabores enjoativos que não estimulam nem a segunda garfada.

Receita e ingredientes do Rosbife ao molho triplo funghi (4 a 5 pessoas)

  • 800g de Mignon ou Alcatra;
  • 200g Shitake fresco;
  • 200g Cogumelo Paris fresco;
  • 2 pacotinhos de funghi Porcini seco (+- 100g);
  • 1 taça de vinho branco seco;
  • 1/2 xícara de caldo de carne;
  • 2 dentes de alho
  • 1 ramo de alecrim;
  • 6 folhas de sálvia;
  • 20g de manteiga;
  • Azeite extravirgem;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • Um pedaço de barbante para amarrar a carne.

Modo de Preparo

Pique bem a sálvia, as folhas do alecrim e 1 dente de alho. Numa vasilha, misture bem e ajuste o sal e a pimenta. Em seguida, faça furos na peça de carne e insira a mistura picada de temperos. Amarre a carne com um barbante, e numa panela (fundo triplo) adicione a manteiga, 2 colheres de azeite e doure-a por cerca de 5 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Depois tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos. Retire a panela do fogo e reserve.

Coloque o funghi Porcini para hidratar por uns 20 minutos num recipiente com água quente e meio copo de vinho branco. Limpe os cogumelos frescos, retire o talo e corte-os em fatias finas. Descasque o outro dente de alho, corte-o finamente e doure em um pouco de azeite. Junte os cogumelos frescos e salteie em fogo alto até secar a água eliminada por eles. Abaixe o fogo, junte os porcini, e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por mais 10 minutos, adicionando, se necessário, o caldo de carne.
Para servir, corte a carne em fatias finas e arrume-as numa travessa junto como o molho de cogumelos. 

Vinho recomendado: Juan Rojo 2005 Toro

Esse delicioso vinho da Região de Toro é produzido pela Bodega y Pagos Matarredonda, a partir de uvas 100% Tinta de Toro (também conhecida como Tempranillo). Como sua passagem pelo carvalho francês é de apenas 8 meses, o vinho consegue preservar a fruta e o frescor. Na harmonização com o molho de funghi saiu-se bem, graças a sua acidez e boa estrutura tânica. Nariz de boa intensidade, marcado por frutas vermelhas frescas, e carvalho bem integrado. Corpo médio, taninos redondos e macios. Final longo e delicioso. Um vinho equilibrado e bem gastronômico.


Por Jackson | Via qvinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook