segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O PT perdeu o rumo (ou está marcando passo)

 Marcos Rebello
Por Marcos Rebello

Desde que a crise econômico-financeira mundial tomou conta dos processos políticos as preocupações de países em desenvolvimento, especialmente o Brasil, obrigam estes países a adotar como prioridade a postura de consolidação daquilo que conseguiram até o início da crise. Isso é o que fica como fachada em uma análise política superficial.

No entanto, qualquer um que conhece o processo de "administração de crises", em se tratando de uma crise econômica que é eminentemente financeira na origem, deve compreender a dinâmica do processo de aglutinação de forças financeiras e econômicas que naturalmente se desdobram na política.

O Brasil, desde o tempo da independência, tem sido mero apêndice no circuito financeiro internacional, e Lula, para poder disputar as eleições de 2002 teve que depender diretamente dos financiamentos dos Rothschilds, os mesmos que desde a independência até a crise atual são os responsáveis pelas cíclicas estagnações econômicas causadas pelas contrações periódicas do crédito.

Por outro lado, é notório faz bem pouco tempo que o Brasil participa do circuito de empréstimos interbancários internacional, mesmo assim o Banco do Brasil não pode abrir agências em outros países para transações comerciais, exceto apenas recentemente, e muito pequena, aqui na Florida. No entanto, cuidado tiveram para que essa incursão fosse feita de acordo com interesses suprematistas já mencionados, porque assim que estourou a crise os maiores bancos brasileiros enviaram especialistas para aprenderem as técnicas mais avançadas do uso das derivativas em Londres e em Chicago pelo mesmo motivo que o BRIC foi conceptualizado e lançado a partir do escritório da Goldman-Sachs da City of London, QG do grupo financeiro que controla as finanças internacionais.

O PT, portanto, além de estar sob a tutela programática financeira desde o início, tem que abdicar da sua ideologia progressista porque os mentores da crise ditam os parâmetros políticos sendo que essa crise está sendo muito bem administrada. No Brasil, mais bem administrada ainda, porque o escândalo do Banestado, mesmo em 2003 com CPI, teve que ser abafado e foi o precursor junto com a Privataria, de uma crise ainda em formação que tinha no PSDB e no DEM os seus mentores, mesmo assim como proxies de maiores interesses. A prova está no livro do Amaury Ribeiro Junior, recém lançado, e que é a salvação politica do Brasil se de fato a CPI conseguir ir adiante.

Logo, não é a toa que a "esquerda" do PT vem se conformando com a "direita" programática e cada vez mais perdendo o ímpeto e a originalidade dos tempos da sua formação.

É hora do PT acordar, ou o PSOL era de fato a alternativa correta para onde migraram os puristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook