segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

PIB do Japão registra queda de 1,4% no último trimestre de 2015


O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão registrou queda de 1,4% entre outubro e dezembro de 2015, em relação ao mesmo período do ano anterior, devido sobretudo à queda do consumo interno, de acordo com dados oficiais divulgados hoje (15). Na comparação com o trimestre anterior, o PIB da terceira economia mundial diminuiu 0,4%.

Essa foi a segunda contração trimestral em 2015, apesar de o PIB ter registado tênue crescimento de 0,4% no acumulado do ano, colocando em evidência os desafios de Tóquio em travar a deflação e cimentar recuperação econômica sustentável.
O Japão voltou a terreno negativo, com os dados de outubro a dezembro – terceiro trimestre do exercício fiscal de 2015 no país – demonstrando que o consumo interno recuou 0,8% na comparação ao trimestre anterior.

Esse componente – que representa aproximadamente 60% do PIB – contraiu-se devido às fracas vendas da temporada de inverno, segundo analistas japoneses.

As exportações – outro dos motores da economia japonesa – caíram 0,9% devido à diminuição da demanda nos Estados Unidos, assim como na China e em outras economias emergentes.

Apesar de a nova contração estar abaixo das previsões dos analistas locais, essa evolução volta a colocar em dúvida a eficácia do programa de reforma econômica impulsionado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para iniciar um ciclo de crescimento.

Desde a chegada ao poder do chefe de Governo conservador, em finais de 2012, a economia enfrentou altos e baixos e esteve em recessão técnica entre abril e setembro de 2014 devido à entrada em vigor do aumento do imposto sobre o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Explicando as Pedaladas Fiscais - Atualize a página para voltar para o inicio do texto

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook