SE GOSTOU SIGA O BLOG

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Brasilianas.org discute implicações geopolíticas da Operação Lava Jato


O programa Brasilianas.org discutiu as implicações geopolíticas da Operação Lava Jato, que apura esquema de corrupção na Petrobras. Ao abordar o tema, os entrevistados comentaram os vazamentos de informações para a imprensa que, conforme o apresentador Luís Nassif, “pendem a balança” das investigações para um lado.

Participaram da edição dessa segunda-feira (9) o consultor de empresas americanas no Brasil, André Araújo, o advogado especialista em processo penal, Luiz Guilherme Decaro, e o presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, Marcos Leôncio Ribeiro.

Luiz Decaro disse que esses vazamentos preocupam, pois podem influenciar decisões do Judiciário. “A mídia publica essas notícias e o acusado já foi praticamente condenado pela opinião pública. De forma que, quando os magistrados, mesmo nos tribunais, vão julgar habeas corpus e quaisquer outros recursos que forem interpostos, já se sentem pressionados e, de certa forma, desconfortáveis de conceder a ordem para manter alguém solto”.

Para o delegado da Polícia Federal Marcos Ribeiro, deve ser diferenciado o vazamento de informações e a seletividade da divulgação. “Nós temos uma imprensa livre e, às vezes, ela, no exercício da liberdade de divulgação, faz a seleção do que deseja divulgar”. Ele afirmou que não foi detectado nenhum vazamento no âmbito da Polícia Federal na Lava Jato.

Ribeiro disse ainda que a publicidade dos processos, deixando-os disponíveis a todas as partes envolvidas e até mesmo à imprensa, facilita a seleção de conteúdos para divulgação. “Eu prefiro entender que há informação seletiva desse ou daquele veículo, conforme a sua pauta editorial. Não há, por parte da Polícia Federal, e não conheço também dentro do processo da Lava jato, qualquer comprovação de vazamento ilegal, porque, se assim for, ele será com certeza devidamente punido e apurado”, acrescentou.

Para o delegado, a apuração dos casos de corrupção no Brasil deve fortalecer a imagem do país internacionalmente, inclusive no mundo empresarial.

O consultor André Araújo discorda dessa posição. “Acho que escrachar os males do país não melhora o Brasil lá fora. O país tem uma imagem e ela tem um valor enorme. O Brasil tem corrupção muito menor do que a América Hispânica”, lembrou.

O programa Brasilianas.org tem apresentação do jornalista Luís Nassif e vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 23h, na TV Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook