sexta-feira, 25 de abril de 2014

Terras-Raras


1 OFERTA MUNDIAL – 2011

Os Elementos Terras Raras (ETR) compõem um grupo de elementos químicos da série dos Lantanídeos (número atômico entre 57 a 71), começando por lantânio (La) e terminando por lutécio (Lu), acrescidos do escândio (Sc) e do ítrio (Y), que apresentam comportamentos químicos similares. A aparência terrosa de seus óxidos levou à denominação de “terras”; quanto à raridade (“raras”), é mais em função de que as jazidas desses elementos são em pequeno número, embora, na crosta terrestre, alguns deles tenham concentrações similares a do cromo, níquel, cobre ou chumbo. Os ETR estão contidos, principalmente, nos minerais dos grupos da bastnaesita (Ce, La)CO3F, monazita (Ce, La)PO4, argilas iônicas portadoras de terras raras e xenotímio (YPO4). As maiores reservas de bastnaesita estão na China (Baotou) e nos EUA (Mountain Pass, Califórnia). No Brasil, Austrália, Índia, África do Sul, Tailândia e Sri Lanka, os ETR ocorrem na monazita e em areias com outros minerais pesados (ilmenita, zirconita e rutilo). No Brasil, também se destaca a ocorrência de importantes depósitos de ETR em carbonatitos, como em Catalão (GO), Araxá (MG), Mato Preto (PR) e outros.

A China possui cerca de 50% das reservas mundiais de terras raras, seguida pela Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e dos EUA. A China também continua na liderança da produção mundial, com mais de 97% dos óxidos de terras raras produzidos em 2011. A China consome mais de 67% da produção mundial, seguida pelo Japão, EUA e Alemanha. Embora haja muita pesquisa sobre o assunto, não há substitutos para os diversos usos dos ETR.

As reservas medidas brasileiras de terras raras representam menos de 1% do total mundial, estando localizadas nos estados de Minas Gerais (Poços de Caldas, São Gonçalo do Sapucaí, Pouso Alegre, dentre outros) e Rio de Janeiro (São Francisco do Itabapoana). As empresas que detêm essas reservas são: Mineração Terras Raras (6 Mt de reservas lavráveis, com teor de 0,5% de óxidos de TR, num total de 30 mil t); Indústrias Nucleares do Brasil – INB (609 mil t de reserva lavrável, com teor de 0,103% de monazita, com 627 t) e Vale (17,2 mil t de TR de reservas medidas e indicadas, contendo 57% de monazita, equivalente a 9,7 mil t). Outras reservas, ainda não aprovadas pelo DNPM, encontram-se na província mineral de Pitinga, em Presidente Figueiredo (AM), com 2 milhões de t de xenotímio, e teor de 1% de ítrio, e Catalão(GO), onde a Anglo American Brasil é proprietária de um depósito com 1,1 milhão de t de fosfato contendo cério e lantânio, com teor de 7,6% e teores de urânio e tório baixíssimos (Rosental, 2008). No rejeito da mineração do nióbio da CBMM, em Araxá, estão concentradas quantidades importantes de terras raras, com potencial de aproveitamento.


2 PRODUÇÃO INTERNA 

A produção em 2010, no município de São Francisco do Itabapoana(RJ) – areia de paleopraia com minerais pesados - foi de 290 t de monazita contida (0,18% em peso do ROM). A monazita, não comercializada por conter tório (regida por legislação especial), é normalmente incorporada ao estoque deste mineral na empresa. Ocorre juntamente com a ilmenita, a zirconita e o rutilo, que comercializados, representam o conjunto dos quatro minerais pesados com 5 a 10% em peso, da areia da jazida de onde são retirados. Os 95% a 90% restantes são retornados para a área da jazida, destinando-se à recuperação da área de extração. As reservas de monazita devem estar esgotadas dentro de 3 a 4 anos, no ritmo atual de produção.

O desestímulo à produção interna de terras raras, da mesma forma que no mercado internacional, deve-se à grande produção chinesa. O consumo no mercado mundial é dificultado pela política de redução de cotas incrementada em 2011 e consequente aumento de preços dos produtos, embora uma tendência de queda dos mesmos seja constatada no final do ano. De qualquer forma, o uso dos ETRs em materiais de alta tecnologia tem significado estratégico para qualquer país consumidor, devendo, portanto, serem implementadas as medidas necessárias à retomada da produção interna, seja no desenvolvimento de rotas tecnológicas avançadas, seja na intensificação da pesquisa mineral e definição de novas jazidas.

TERRAS RARAS

3 IMPORTAÇÃO
Em 2011, o Brasil importou compostos químicos e produtos manufaturados com ETRs no montante de US$ 53,64 milhões (FOB). Estas importações foram originadas principalmente dos seguintes países: nos produtos manufaturados, China (74%), Bulgária (11%), Estados Unidos da América (9%), Austrália (2%) e Bélgica (2%); nos compostos químicos, China (92%), Estados Unidos da América (3%), França (3%) e Espanha (1%). A Tabela 2 mostra claramente a dependência
do Brasil em TR.

4 EXPORTAÇÃO

O Brasil exportou, em 2011, compostos químicos e produtos manufaturados no montante de US$ 463mil (FOB). O principal país de destino dos compostos químicos exportados foi a Espanha (96%), seguida pela República Dominicana (2%) e Peru (1%). Para os produtos manufaturados, os principais países de destino foram Angola (26 %), Reino Unido (25%), Canadá (19%), Estados Unidos da América (15%) e Jamaica (4%).

5 CONSUMO INTERNO

Entre as principais aplicações dos compostos de terras raras no Brasil, como no resto do mundo, estão: composição e polimentos de vidros e lentes especiais, catalisadores de automóveis, refino de petróleo, fósforo para tubos catódicos de televisor em cores, imãs permanente para motores miniaturizados, ressonância magnética nuclear, cristais geradores de laser, supercondutores e absorvedores de hidrogênio.


6 PROJETOS EM ANDAMENTO OU PREVISTOS

O aumento dos preços internacionais das terras raras, a partir da diminuição das cotas de exportação da China, provocou no Brasil um retorno à discussão de projetos de beneficiamento de terras paralisados nos anos 90, tanto ao nível do governo como da iniciativa privada, sendo de destacar a realização do 1º. Seminário Brasileiro de Terras Raras, em 7/12/2011, no Rio de Janeiro, promovido pelo Governo Federal (MME/MCTI),no qual foram apresentados os usos das TR no Brasil, o desenvolvimento de diferentes rotas tecnológicas para nossos minérios, a programação do mapeamento geológico específico para TR e a discussão sobre cadeias produtivas para TR. Neste Seminário, a empresa Mbac informou sua intenção de apresentar o estudo de viabilidade financeira de seu projeto de Araxá, no 1º. Trimestre de 2013.

7 OUTROS FATORES RELEVANTES

A diminuição de cotas de exportações da China, que começou a ser implantada no final de 2010, levou à elevação dos preços internacionais durante todo o ano de 2011 e provocou um maior interesse na pesquisa mineral e na produção de terras raras em outros países (EUA, Canadá, Austrália, Vietnam, África do Sul), inclusive na reativação da mina de Mountain Pass, prevista para 2012.

Romualdo Homobono Paes de Andrade – DNPM/MS, Tel.: (67) 3382-4911, E-mail: romualdo.andrade@dnpm.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook