segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O movimento ‘Não Vai Ter Copa’ promete ser um fiasco de autenticidade

A Sociedade brasileira aprova e participa de manifestos legítimos e pacíficos, mas é terminantemente contrária a manifestações com viés político e com atos de vandalismo. Blog Dag Vulpi
Por Dag Vulpi

O movimento contrário à realização da copa que vem sendo orquestrado nas redes sociais poderá até acontecer, porém, caso ele ocorra, será um manifesto com conotação exclusivamente política, e que certamente não contará com a participação e apoio da sociedade. O tempo e as decepções ensinaram ao cidadão brasileiro a fazer suas reivindicações, e melhor, com a legitimidade de não serem induzidos pelos interesses desta ou daquela corrente política. 

Basta retrocedermos alguns meses e recordarmos de quando o povão semipolitizado que deu origem, força e legitimidade aos manifestos de junho passado, deixaram bem claro seu repudio e não aceitaram que partidos políticos se infiltrassem no manifesto, pois, sabiamente entendiam que a população em geral passaria a enxerga-los não como legítimos representantes do interesse de todo o povo brasileiro, mas sim, numa passeata de um grupo de simpatizantes de determinada ideologia, com objetivos exclusivamente políticos, mesmo por que, se existe algo que os políticos fazem muito bem é contribuir para que os eleitores, “brandindo o gládio e erguendo as hastas” destruam a imagem de seus próprios sonhos e neles desacreditem para sempre. 

Depois da eclosão do movimento, começaram as trocas de acusações entre políticos, gente que queria apadrinhar-se do fato e ficou exposta a falta de tato das autoridades e das polícias para se lidar com manifestações populares. A polícia dividia-se em dois extremos – ou descia o cacete indiscriminadamente ou ficava passiva diante dos atos de vandalismo -, enquanto os políticos assumiam que era preciso ouvir a voz das ruas e pregavam mudanças. O problema é que, na opinião do povo, quem deve mudar são eles, os políticos. 

Urariano Mota 
escreveu na época dos manifestos "O protesto virou um happening. É a maior festa do Face. Um evento de sucesso. Mas a “juventude indignada” é mais que um movimento nascido no Facebook. Além de ser o que dele falam alguns sociólogos, quando o veem como resultado das condições sociais e econômicas do Brasil, os protestos nas ruas parecem ser, de imediato, um acúmulo da doutrinação da mídia que, à semelhança de música do hit parade, martelou denúncias diárias e frequentes do mensalão, na fúria contra os governos Lula e Dilma. Ele, o espantalho Lula/Dilma, com as suas bolsa família, perdão, Bolsa esmola e prounis, ameaçou diminuir o poder secular da elite brasileira. Mas como pode um protesto de jovens ser conservador, pois tudo que é jovem é novo e belo, pois não? Como poderia um protesto contra o mundo  se voltar contra governos à esquerda?" Escreveu ele. 

A infeliz ocorrência nos manifestos deste ano que resultou na morte do cinegrafista da Band foi mais um motivador para afastar de vez os cidadãos comuns deste tipo truculento de manifesto. E fez com que, ao Invés do apoio, estes grupos tivessem a desaprovação da sociedade, voltando-se de vez contra este tipo de manifestos liderados por estes grupos que se autodenominam black blocs.

A partir do momento em que os manifestos passaram a valer-se de táticas baseadas no vandalismo os cidadãos de bem não se sentiram mais seguros para manifestarem-se, e optaram por se afastar das ruas, pois não pactuavam com aquela forma de fazer reivindicações, voltando-se contra o manifesto que eles deram inicio e apoiavam incondicionalmente. 

Ficou mais que evidente que a sociedade jamais participará ou apoiará manifestos dos quais ela não compactua, e a participação de partidos políticos e a infiltração de grupos que fazem uso de força excessiva são razões evidentes para sua desaprovação.

De sua opinião deixando um comentário  

34 comentários:

  1. s ativistas vão pagar ingresso pra protestar dentro dos estádios??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro André da Costa. Certamente esta forma de protesto será aceita e terá apoio da sociedade. O que o povo não quer é vandalismo e politicagem.

      Excluir
  2. Vai ter copa e tenho certeza alguma s pessoas serão tratadas como.terroristas lesa patria.#anotaai.

    ResponderExcluir
  3. Talvez o Brasil seja o único País do mundo em que determinados brasileiros que representam setores privilegiados das "castas" mais abastadas, torcem contra o Brasil. Fico a me perguntar como eles pretendem ganhar eleições agindo manifestamente contra os interesses do país? Quem seria maluco o suficiente para dar s deu voto de confiança em pessoas que tem como referência a discórdia, o descontentamento, a subtração de direitos, o desfazimento da esperança e os desejos permanentes da desgraça?

    ResponderExcluir
  4. Será um fiasco? Heheheh ja é ate noticia, o movimento ja acontece ha meses e pelo que acompanho o governo esta boladao.

    ResponderExcluir
  5. É extaamente isso o movimento, essas notícias, esses debates, e ele so está comecando. Imagina na copa. É, um fiasco? Hehe..

    ResponderExcluir
  6. É fácil, é só roubar a bola, eu quando não era incluído nas peladas quando era moleque , eu roubava a bola e saia correndo

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei o que está mais furada , se a COPA em si ou o movimento contra a COPA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloquei mal , movimento não , manifestação.

      Excluir
  8. Movimento contra a copa nasceu no gabinete da presidente gente! Pelamor! Só idiota vai ficar queimando pneu na rua agora que a grana já foi pro ralo.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o amigo Felipe Belesa quando diz que o movimento está sendo amplamente debatido nas redes sociais, mas na postagem eu questiono a autenticidade do movimento quanto a participação da sociedade. A sociedade deixou claro nos manifestos de junho passado que não permitiria partidos políticos infiltrados, fossem eles de direita ou esquerda, outra reprovação da sociedade foi a introdução da violência através de grupos mascarados.

    ResponderExcluir
  10. Aí me aparece um black bloc retardado, se bem que black bloc retardado é pleonasmo, e fala que vai jogar molotov em ônibus e hotel de seleção de fora. Mas... QUE CÉREBROS ELES TEM! Meu Deus!

    ResponderExcluir
  11. Rapaz , os caras não fazem reuniões , não tem liderança, não tem financiamento e fazem aquilo tudo. Imagina.

    ResponderExcluir
  12. Carlos Nunes Chrisosthomo17 de fevereiro de 2014 às 15:22

    Coitado se a policia quiser toda a família dele vai pra cadeia.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o Dárcio Bracarense, os movimentos contrários à realização da copa chegaram com dois anos de atraso. Eles deveriam ocorrer antes do inicio das obras, Agora que todo o dinheiro foi gasto o mínimo que podemos esperar é que parte dele possa retornar através do turismo e tudo mais que estiver relacionado à copa. O movimento agora deveria ser de reivindicar um valor de investimento nas áreas de saúde, educação e segurança equivalente ao valor gasto na construção dos estádios.

    ResponderExcluir
  14. Carlos Nunes Chrisosthomo17 de fevereiro de 2014 às 15:23

    Eles tem lideranças apoiadores e messenas kkkkk sao grandes artistas do engodo .

    ResponderExcluir
  15. E são bem nutridos, fortinhos, saradinhos, lutam jiu jitsu e muai tai. São pobres né. A mais pura casta de proletários de Copacabana

    ResponderExcluir
  16. Em 2 minutos é possível perceber que se trata de alguém de sem cultura, fala errado, baixo QI... É claro que vai aceitar protestar por pão com mortadela e mariola! É o tipo de gente retardada que fala que precisa se armar porque a PM vem com escudo! kkkkk Além disso é um "LIBERTÁRIO" que pede mais estado. http://tv.estadao.com.br/videos,DELEGACOES-PODERAO-SER...

    ResponderExcluir
  17. Black bloc de SP vai radicalizar na Copa Mesmo após o uso de um rojão causar a morte do cinegrafista Santiago Andrade em um protesto no Rio, os adeptos da tática black bloc, em São Paulo, prometem radicalizar durante as manifestações contra a Copa do Mundo e não descartam nem mesmo ataques contra delegações de times estrangeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Vai nada! Deve ser o Psol querendo uns ingressos grátis. Chantagem.

      Excluir
    2. Carlos Nunes Chrisosthomo17 de fevereiro de 2014 às 15:27

      Kkkll será que o bossal e amigos ja sabem que vao ser consiserados terroristas. Da pena desse povo com certeza preventivamente vao ser presos. Antes da copa

      Excluir
  18. Dárcio Bracarense esses bundas moles boi de piranha né, mas os que dão entrevistas nas redes sociais e manipulam esses bolhas ai são outro nível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a voz só saiu meio grossa por conta do efeito. Dá pra perceber que é fininha, o que provavelmente está lidado a falta de testosterona. Esse tipo de gente fica na rua protestando e quando chega em casa tem maluco pegando a mulher kkkkk.

      Excluir
  19. Rapaz a história da humanidade é assim, tinham os Comandantes dos exércitos , que só ficavam ali de banda agrupando idiotas para irem na frente e morrerem , mas os comandantes e primeiro escalão ficavam na boa. Alexandre o grande, Davi e por aí vai.

    ResponderExcluir
  20. Não vai ter copa Pq não ter ter luz.. De olho no apagão .

    ResponderExcluir
  21. 40mts 2 em copa custa 500mil

    ResponderExcluir
  22. "VAI TER COPA SIM!"...Assim declarou a preidentA, desfiando os bárbaros do Psol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Aparecida Bracarense17 de fevereiro de 2014 às 15:31

      Pt, PSTU e PSOL, tudo igual!!!!

      Excluir
  23. Essa nossa extrema esquerda é uma piada, aliás no Brasil o que não é piada,.

    ResponderExcluir
  24. O slogan é um completo equívoco. As correntes políticas (se é que podem ser denominadas assim) fazem uma análise completamente deslocada da realidade. Para justificarem suas ações de enfrentamento com a polícia, afirmam que vivemo sob uma ditadura, que precisa ser derrubada pelo enfrentamento direto. Têm a ilusão de que vão derrotar essa "ditadura" com algum tipo de primavera árabe, da qual serão os vanguardeiros. E aproveitam da ocasião mais propícia para se apropriarem do movimento de massas.
    É a inconsequência levada às últimas consequências.
    O PCO, por exemplo, tem uma posição lúcida.
    "Por isso, ao invés de adotar o slogan “Não vai ter Copa” é preciso mobilizar as pessoas por suas reivindicações concretas. "
    O PSTU coloca que: "Os que dizem que as mobilizações são contra a Copa, reduzem e desviam o centro da discussão".
    Já o MEPR afirma: O grito que ganha as ruas e cada vez mais aparece como capaz de unificar a série de reivindicações difusas nas ruas é: Não vai ter Copa!
    Nada a se estranhar de uma organização maoista que quer fazer a Guerra Popular, cercando as cidades através do campo, num país predominantemente urbano!
    A outra face dessa palavra de ordem é a da extrema direita, que acha que Dilma é terrorista e que o PT tem um programa comunista. Quer causar e confia que o efeito de queda de popularidade da presidente poderá se repetir.
    O movimento é extremamente heterogêneo. Abriga também movimentos e ativistas que participaram das manifestações de junho e que dizem que "se não tiver direitos, não vai ter Copa". Pularam direto das reivindicações mais específicas para uma confronto contra o capitalismo, sem uma proposta de como superá-lo.
    Na melhor das hipóteses, há uma imaturidade política muito grande em todas as análises que levantam essa palavra de ordem, junto com uma boa dose de oportunismo.

    ResponderExcluir
  25. ...eu continuo acreditando que não vai ter copa, mas não será devido a nenhum movimento intitulado para tal...será devido às consequências e caos normal que está se instalando com um desplanejado e desgoverno corruPTo...podemos enfrentar apagões, greves policiais, rebeliões no sistema carcerário...tudo isso somado ao mesmo tempo com manifestações pacíficas...

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook