sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Apagão Claro TV HD: Receptores oficiais passam por múltiplas atualizações


O apagão Claro TV HD está aí fazendo estragos na pirataria da tv por assinatura, mas apesar de as marcas de receptores falarem que foram pegas de surpresa, na realidade a Claro TV já havia enviado um comunicado para os seus instaladores e até mesmo para assinantes informando sobre a atualização de criptografia no satélite que estaria acontecendo em breve.

Nagra 4? Nada disto, parece haver um combinado no mercado para que não se revele qual é a criptografia que está sendo utilizada nos canais HD da Claro TV.

O apagão da Claro TV pode até ter sido processado com Nagra 4, mas ainda não se pode afirmar isto com certeza.

Na realidade em seu comunicado oficial para os instaladores a Claro TV não fala nem em atualização ou mudança de criptografia, o que a operadora informou aos seus clientes e instaladores é que iria proceder com sucessivas atualizações de firmware dos receptores HD instalados nos assinantes e que estas atualizações de firmware matariam os receptores piratas.

As atualizações foram programadas para serem feitas sempre na madrugada, os assinantes devem deixar os seus receptores ligados para que ocorra o download e atualização dos receptores oficiais ocorra.

As atualizações estão programadas de maneira progressiva e múltipla, serão cinco atualizações ao todo que irão trancar pacotes de canais HD de cada vez e depois reforçar esta fechadura, o que acarretará o fim da pirataria da tv por assinatura nos canais HD da Claro TV no satélite StarOne C2, ou seja, Apagão dos receptores piratas.

Na primeira atualização, Warner HD, OFF HD e Sportv 2 HD foram atualizados, na segunda a atualização foi feita em todos os canais HD da Claro TV.

Foi a segunda atualização que provocou o apagão dos receptores piratas da Claro TV HD e provocou desespero no mercado da pirataria da tv por assinatura.

Uma terceira atualização mudou novamente o firmware com o objetivo de codificar com mais força os canais Warner HD, OFF HD e Sportv 2 HD, é um teste para que se faça a quarta atualização, com 15 canais HD do pacote essencial e finalmente termine reforçando a codificação de todos os canais HD, novamente.

A Claro TV já está prevendo que haverá problemas também para os receptores oficiais, ou seja, o apagão Claro TV HD mirou os receptores piratas mas também pode provocar apagão nos receptores oficiais da operadora.
Há no mercado de tv por assinatura um forte entendimento para que não se comente nada sobre as atualizações que estão sendo feitas tanto pela Claro TV no StarOne C2 quanto pela Vivo TV e Oi TV no satélite Amazonas.

O processo completo de atualização de firmware dos receptores oficiais da Claro TV só termina amanhã, então somente no começo do mês é que tanto operadora quanto o mercado de receptores piratas poderá dizer alguma coisa com mais propriedade sobre o futuro da pirataria de tv por assinatura no Brasil depois do apagão da Claro TV HD.


Via GPS Pesquisa

16 comentários:

  1. Bom dia amigo Dag Vulpi .Tudo bem amigo? Lí comentários de alguns HDs,estarem disponíveis no 61 W.Mas correndo risco também de serem bloqueados.Sabe sobre amigo?Aquela minha pendencia(apontamento),foi resolvido,sua colaboraçao foi fundamental,e com bastante paciencia,fiz uma revisao baseado em suas orientaçoes e partir para o vamos ver,deu certo.Abraços fraternos meu amigo.Tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu amigo Marcos.

      Infelizmente essas informações não procedem, o que ocorreu de fato foi que, a exemplo da operadora 'CEU' a 'ESCURO' encontrou a fórmula de bloquear os canais em HD. Ela mudou o seu SOFTWARE, e para que os canais voltem a ficar abertos será preciso que os técnicos do fabricante dos aparelhos consigam quebrar os novos códigos e lancem uma nova atualização. Não é impossível que isso ocorra, porém será muito difícil.

      Fraterno abraço e uma ótima semana

      Excluir
  2. boa noite realmente procede, o meu aparelho s922, deixou de funcionar dia 01/02/2014,no meu entender, devesse aguardar os tecnicos lançarem nova atualização, e novas tps, no caso do meu aparelho, so funciona os canais sd, e no modo iks. boa noite obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Se o Aza estiver ligado só em SKS.
    Durante o transcorrer dos dias do fim de janeiro e início de fevereiro com meus favoritos de filmes só de canais em HD em escalada pensei em incluir aqueles em SD. Ainda era possível pois acessando a tecla SAT os canais SD ainda estavam em amarelo. Passado alguns dias quando me preparava para selecionar os SD surpresa : TAMBEM TODOS OS SD EM ESCALADA exceto a Record; fossem de filmes ou qualquer outro.
    Com o beepdor ligado os sinais da Escuro e Hispasat davam sintonia 90/72, portanto não era da antena/cabo/LNBF
    Acessando a internet a maioria dos fóruns indicava que os HDs murcharam. Mas nada sobre os SDs em SKS. Alguns se referiam acesso aos SDs por IKS. Feito isso e colocando Twin protocol, eis que todos SDs (exceto alguns poucos) entraram.

    Portanto no meu Aza em SKS não pega nada. Nem os SDs. Estes só em IKS, HDs nem sonhar.
    Até quando não sei.

    Para puxar IKS há dificuldades aqui pois o fio fica pelo piso entre o roteador e o Aza. Será que terei que fazer uma ginástica na sauna do telhado para passar o fio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luiz Monteiro,

      Seja bem-vindo, agradeço sua visita e participação.

      Ocorreram dois problemas distintos, porém que afetaram diretamente todos os usuários deste sistema de receptores alternativos. O primeiro foi, conforme a postagem acima, o bloqueio dos canais em HD em todos os receptores. E o segundo problema foi somente para os usuários do sistema SKS. Conforme informação do fabricante:

      "Quanto ao SkS, a empresa não se responsabiliza por Keys recebidos, apenas dá um suporte gratuito, sendo que os Keys são disponibilizados dos por conta própria dos fornecedores.

      O fabricante dos receptores está esperando a decisão do proprietário das Keys do Hispasat 30w, não se sabe ainda se irá continuar transmitindo pelo Hispasat, por causa dos altos custos da nova tecnologia. Aparentemente a empresa não pretende migrar para o 61 w, pois naquele já existe um proprietário de keys, que é o mesmo que repassava no Telstar 12, na verdade a aposta da empresa é de que os KEYs migrem junto com os TPs para o novo Hispasat, dependendo apenas de um acerto de valores com a Hispamar."

      Portanto, o sistema de duas antenas (SKS) parece que está condenado a não mais voltar, e neste caso você terá duas alternativas, ou fazer sauna no telhado, e olha que o sol não está para brincadeiras, ou ainda você poderá tentar usar o sistema Wifi através de uma adaptador. Confira AQUI - Como instalar adaptador de WiFI no seu decodificador


      Espero ter colaborado.

      Abração e um ótimo final de semana

      Excluir
    2. Sim. No meu caso sobre o Wifi usei o adaptador Ralink mas a distância e a disposição do ambiente dá sinal muito baixo. Existem informações de como melhorar esse sinal na internet porem um dia, talvez vou optar de passar o fio ligando fisicamente se o SKS não voltar

      Excluir
  4. Olá amigo Vulpi, no sistema CS os canais escuro HD podem funcionar? Muitos sites ainda oferecem os canais em HD, posso confiar nestes sites? Um grande abraço e parabéns pelo teu blog, simplesmente The Best!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu caro.

      Agradeço sua visita, suas considerações e participação.

      Desculpo-me pelo tardar da resposta, mas infelizmente estive impossibilitado de responder-lhe no prazo por mim pretendido e por você merecido.

      Sim amigo, no sistema CS os canais em HD da ESCURO estão funcionando 100%. No sistema IKS também está funcionando, porém com uma qualidade inferior.

      Grande abraço e sucesso.

      Excluir
  5. Não se mais o que fazer!! 20/04/2014

    Aza 922hd não pega nenhum canal mesmo quando o beepdoor mostra 95/74% para p Starone C2. Escalada em tudo. São Bernardo do Campo

    Já fiz atualizações tanto em twinprotocoll como AZCAMD (perdendo todo o trabalho de favoritar que eu tinha e que funcionou até hoje, exceto HD) e nada; escalada total mesmo com 95/74%

    Será que recovery funcionaria? Será bug?

    O Deco está assim: só IKS óis o Hispa não é mais sintonizado
    O satelite é o Starone C2 que funcionava com SKS que quando ficou fora passei a usar só IKS (internet). Funcionou até 15 dias atrás. Agora escalada total.

    -Canal TV lista (usado para favoritar) = não capta nenhum canal
    Instalação
    -Antena conection: Dual diferent
    -Config de antena: Starone C2 – Turner LNBF 1 = fixed
    - LNB freqüência = universal (9750 – 10600)
    - transponder = (TP 1/16) 10974 H 28890 (q no caso é forte)
    - DiSEqC 1.0 e 1.1 = incapacidade
    - polaridade = automático

    Intensidade e qualidade 90 e 74% - Algumas TPs tem somente 45/10%

    Sistem config
    Key sharing = Tanto twin protocol como AZCAMD dão escalada com buscas feitas tanto em twin como com a outra AZ,,,

    Ferramentas
    Informações = estou usando a atualização HW version 922-01-001 de 13/07/2013
    Net local setting = DHCP ligado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu caro Luiz Monteiro.

      O problema é que o IKS do Team da Azamérica está off para a maioria dos modelos, incluindo o S922. O que o fabricante está sugerindo é uma conversão do modelo S922 para o modelo S1001, desta forma ambos aparelhos usariam o mesmo Team, ou sja haveria uma grande economia para o fabricante. Porém, o problema está nesta "conversão", pios na verdade o S922 não transforma-se exatamente num S1001, mas sim num hibrido, tipo Franksteim que não apresenta nenhum benefício para os proprietários dos S922. Estou sugerindo para os meus leitores a usarem a atualização de 05/01/2013 que pode ser baixada AQUI - ATUALIZAÇÃO AZAMÉRICA S922 – 05/01/2013 , e passarem a usar o sistema CS enquanto este problema se resolva.

      Abração e sucesso.

      Excluir
  6. Estimado Dag, bom dia
    Muito obrigado mesmo pela resposta. A única consistente que achei.
    Do jeito que está nem adianta fazer recovery conf. o seu http://dagmarvulpi.blogspot.com/2013/07/recovery-no-azamerica-s922-hd.html haveria garantia de sucesso? Depois do recovery a atualização poderia ser a de 22/07/2013 130721. Outras que tenho
    visto converte para 1001 e estão com problemas.

    E também se é possível indicar alguém enquanto o SKS e IKS estiver com problemas, via email. Há meses atrás recebi email de um tal de Erlandio A.S mas não me interessei pois tudo funcionava.

    Grato mesmo
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luiz,

      Seja sempre bem-vindo

      Me passa o seu endereço clicando AQUI –DEIXE O SEU COMENTÁRIO para que eu possa indicar-lhe um CS de confiança.

      Abração e sucesso

      Excluir
  7. Dag meu amigo.Tudo bem?Sumiu amigo?O que houve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcos,

      Seja sempre bem-vindo amigo.

      Eu tive sérios problemas com emu login no Google. Desta forma eu não conseguia logar o blog. Aparentemente alguém hackeou meu blog. Mas agora aparente emnte está normalizado.

      Abração e sucesso.

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook