quinta-feira, 27 de junho de 2013

Justiça determina afastamento do vereador Almir Neres após denúncia da TV Vitória

A Justiça Estadual determinou nesta quinta-feira (27) o afastamento imediato do vereador de Vila Velha Almir Neres. Ele é acusado de participar de um esquema de desvio de recursos públicos por meio de funcionários fantasmas.

O parlamentar trabalhou normalmente nesta quinta-feira e até participou da sessão da câmara. Mas ele pode ser impedido de participar das próximas votações. Isso porque, a decisão da Justiça Estadual, em uma ação movida pelo Ministério Público, determinou o afastamento imediato do parlamentar.

No relatório apresentado pelo MPES, foram apresentadas evidências da participação do vereador em um esquema de desvio de recursos públicos por meio de funcionários fantasmas, nomeados no gabinete do parlamentar. No documento também há imagens registradas pelas câmeras de segurança de uma agância bancária, que registraram o momento em que foram feitos saques na conta corrente aberta em nome de uma suposta funcionária fantasma. Segundo o Ministério Público, o homem que aparece nas imagens seria o próprio vereador. Em outro flagrante, no momento em que a conta corrente é movimentada, a câmera de segurança registra a presença de um veículo estacionado na porta da agência. O carro está caracterizado com propaganda eleitoral do vereador Almir Neres. O documento mostra que a conta em que ocorreram os saques estava registrada em nome de Francisca Pereira da Silva.

O caso foi denunciado com exclusividade pela Rede Vitória, em novembro do ano passado. Na ocasião, a denúncia era de que a desempregada Francisca Pereira da Silva foi nomeada auxiliar de gabinete na Câmara Municipal de Vila Velha, mas disse que nunca recebeu salários da Casa.

A equipe de reportagem da Rede Vitória também revelou que ela recebeu até diárias para participar de cursos, embora tenha admitido ser analfabeta. O caso provocou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vila Velha. A comissão, formada pelos vereadores João Artem, Rogério Cardoso e Waldir do Restaurante, já prorrogou o prazo para apresentação do relatório duas vezes, e até agora não apresentou os resultados da investigação.

A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira. Na liminar, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública do Espírito Santo determina, entre outras coisas, a indisponibilidade dos bens do vereador e o afastamento imediato dele. Almir Neres foi procurado pela Rede Vitória, mas preferiu não se manifestar até ser oficialmente notificado pela justiça.

O presidente da Câmara, Ivan Carlini, ficou surpreso ao ser informado da decisão da justiça e promete cumprir a ordem. "Essa Casa ainda não foi notificada. Mas, com certeza, o que a justiça determinar, eu vou cumprir", comentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook