terça-feira, 27 de novembro de 2012

Operação “Entre Irmãos” investiga desvio de doações na Igreja Cristã Maranata

destaque  operacao pf maranata vv dayana souza 31 Operação “Entre Irmãos” investiga desvio de doações na Igreja Cristã MaranataA Operação “Entre Irmãos” realizada pelo Ministério Público Estadual (MPES) e Polícia Militar cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a Igreja Cristã Maranata (ICM). Foram notificadas 26 pessoas que prestarão esclarecimentos a partir dos próximos dias. A suspeita é de que na instituição religiosa uma quadrilha desviava dinheiro de dízimos em proveito particular e de terceiros, valendo-se de falsificações, ocultação e dissimulação de bens e valores.
Os mandados cumpridos envolvem quebra dos sigilos fiscal e bancários, além do sequestro de bens. Ao todo, quatro membros do Ministério Público e 72 Policiais Militares auxiliaram nos trabalhos, analisando documentos, computadores, dados e depoimentos. As investigações começaram em fevereiro.
Há também suspeitas de uma série de outras irregularidades, que vão desde a utilização de policiais para guarda e segurança de membros e templos da ICM, à contratação de serviços superfaturados e desvios de emendas parlamentares destinada à Fundação Manoel Passos Barros, vinculada à ICM. Além disso, por ordem judicial, foi efetivada a quebra dos sigilos fiscal e bancário dos envolvidos e o sequestro de bens, ativos e valores supostamente desviados, visando ao resguardo e restituição à Igreja e aos cofres públicos.
A operação começou às 6h desta segunda-feira (26) e só se encerrou no meio da tarde. O clima era de tensão na sede administrativa da Igreja Maranata, em Vila Velha, onde o Ministério Público apreendeu vasta documentação e computadores da ICM, que já começaram a ser analisados.
Cerca de seis policiais militares e três viaturas estavam do lado de fora do estabelecimento e, os funcionários que chegaram cedo para trabalhar, foram dispensados. Ninguém quis falar sobre o assunto. Viaturas da Polícia Federal e da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) estiveram no local e os policiais atuaram na vistoria do prédio, que abriga a sede administrativa da igreja.
Mandados também foram cumpridos na Fundação Passos Barros e em uma clínica médica especializada, no bairro Civit II, na Serra, pertencentes à Igreja Maranata. Nos dois locais oram apreendidos material do setor administrativo e a sala da administração do prédio foi lacrada.
Nesta terça-feira (27) o Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que coordenou a investigação, dará início às oitivas de investigados, testemunhas e eventuais colaboradores e membros da Igreja que tenham informações de irregularidades na gestão.
A Igreja Maranata se originou no Espírito Santo na década de 60 e, atualmente, conta com mais de cinco mil templos espalhados pelo mundo todo.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Investigação chega a líderes da Maranata
------------------------------------------------------------------------------------------------
Igreja Cristã Maranata da Fé a Fraude - Escandalo na Obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook